Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Faltando 50 dias, ainda dá tempo estudar para o Enem 2019

Com a proximidade do Enem, é preciso que o aluno tenha foco nos conteúdos de maior relevância na prova para maximizar suas chances de aprovação

Compartilhe

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a maior porta de entrada para o ensino superior no Brasil e acontece daqui a 50 dias, no dia 3 de novembro. Para os vestibulandos, já nestes últimos meses do ano ainda é possível aprender conteúdos. O Jornal MN consultou um time de professores experientes para avaliar que, apesar da ansiedade e da pressão, a dica é revisar o que já se sabe e separar um tempo para absorver novos assuntos nas disciplinas.

Crédito: José Alves Filho

"Os alunos devem revisar os assuntos mais recorrentes das últimas provas do Enem e treinar resolvendo questões de dois ou mais anos anteriores. Com isso, você vai avaliar os assuntos que são mais cobrados, além de treinar o tempo necessário para alguns tipos de questões e ainda poder tirar dúvidas sobre aqueles temas que ainda tiver dificuldade", afirma o professor de Matemática, Vanilson Santos.

O professor de Matemática, Vanilson Santos, avalia que os assuntos de Matemática básica e financeira devem ser revisados, pois estão presentes em maior número de questões. Foto: José Alves Filho. 

Com a proximidade do Enem, é preciso que o aluno tenha foco nos conteúdos de maior relevância na prova para maximizar suas chances de aprovação. Para o docente, que atua na rede pública e privada de ensino, a aprovação é possível, desde que o aluno tenha um planejamento de estudos e mantenha uma rotina disciplinada.

Reta final do Enem professor explica que é preciso que o aluno tenha foco nos conteúdos de maior relevância. Foto: José Alves Filho. 

"Observando as provas, tanto do Enem regular quanto do Enem PPL, os assuntos que valem a pena ser revisados são os de Matemática básica e financeira, pois estão presentes em maior número de questões de nível fácil e médio, aonde o aluno tem que ter o maior número de acertos. E outros temas que são recorrentes no exame, como os de funções (principalmente as funções Afim, Quadrática, Exponencial e Logarítmica), Estatística, Análise Combinatória, Probabilidade, Geometria Plana Espacial e Analítica, Trigonometria," garante Vanilson.

Com olhar atento, alunos seguem orientações do professor de Matemática em escola. Foto: José Alves Filho. 

Uma dica importante nesse momento é focar em ser um “especialista” no vestibular desejado. Em consonância com a professora de Linguagens e Redação, Nereyda Áurea, que participa das revisões Pré-Enem Seduc, o exame apresenta três grandes especificidades que precisam ser dominadas pelo estudante: conteúdos mais abordados, pesos de cada área e gerenciamento do tempo de prova.

Outra sugestão dada pela educadora está na prova de Linguagens, onde o estudante precisa estabelecer uma estratégia, levando em consideração dificuldades e pontos fortes. Sobre isso, ela traz uma dica preciosa. "O peso de conteúdo está nas variedades linguísticas. O Enem não é uma prova engessada de regras gramaticais, tudo está junto ali, e outra coisa muito cobrada está na comunicação e informação que são as redes sociais", considerou.

“As provas de Linguagens e Redação são conhecimento de mundo, na da edição passada ela trouxe questões de memes e hoje pode trazer a figurinha de WhatsApp, letras de músicas, é uma prova com todas as linguagens e não só a Gramática e a Literatura, tudo diluído, prezando que o aluno tenha uma leitura com capacidade de analisar imagens, gêneros, de comparar textos com base na experiência de vida dos estudantes, além disso, o controle do tempo em questões densas é essencial até porque a prova de Linguagens é junto com a Redação”, completa.

Os especialistas consultados na reportagem confirmam que ainda dá tempo de aproveitar os momentos de lazer e descanso para realizar tarefas que estejam de alguma forma relacionadas com atualidades, conteúdos e notícias. Visitas ao cinema, exposições e museus, leitura de livros, jornais e sites de notícias são um caminho para se manter atualizado. “Tudo o que os alunos fizerem relacionado às disciplinas, mesmo indiretamente, é fundamental para aproveitar ao máximo o tempo que resta”, reforça Nereyda.

 Provas serão aplicadas dias 3 e 10 de novembro

Nesse período, antes do ENEM, é importante que o candidato se organize para não perder a calma. O estudante pode fazer simulados para produzir diagnósticos e entender os conteúdos que ainda precisa desenvolver. Com esse diagnóstico, é possível elaborar um plano de ação e focar nos estudos.

As provas de Linguagens, Redação e Ciências Humanas do Enem serão aplicadas em 3 de novembro. Já os exames de Matemática e Ciências da Natureza serão realizados em 10 de novembro.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar