Família de jovem morta após tomar remédio para emagrecer cobra laudo

Juliana da Silva, de 26 anos, morreu há 3 meses em Aparecida de Goiânia

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A família de Juliana da Silva, de 26 anos, morta após tomar remédio para emagrecer há três meses, em Aparecida de Goiânia, reclama da demora para sair o resultado do laudo sobre a morte e cobra agilidade do Instituto Médico Legal (IML). Segundo a família, ela começou a passar mal depois de tomar medicamentos para emagrecer receitados por uma médica pediatra.

Juliana tinha 1,76 metros e pesava 92 quilos. Insatisfeita, segundo a família, ela procurou uma clínica de estética para iniciar o tratamento. Após passar mal depois de tomar dois remédios, a jovem não resistiu e morreu no dia 27 de dezembro do ano passado, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana.

De acordo com Secretaria Municipal de Saúde, a principal suspeita é que ela tenha se intoxicado com medicamentos compostos pelo antidepressivo fluoxetina e por sibutramina, inibidor de apetite que teve o uso restrito, segundo determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de outubro de 2012.

?Até hoje nada aconteceu ainda. Já denunciei na delegacia de polícia e o IML não deu posição nenhuma?, reclama o viúvo de Juliana, Claudio Coelho de Jesus.

Segundo ele, antes de morrer, Juliana chegou a ser atendida em outros hospitais. Ela passou por um hospital particular, um Centro de Assistência Integral à Saúde (Cais) e pela Unidade de Pronto Atendimento de Aparecida de Goiânia, onde foi diagnosticada com intoxicação e morreu.

O tratamento era feito com a médica Simone Rosa Castro, que atende em duas clínicas na capital. Ela foi denunciada pela família ao Conselho Regional de Medicina (CRM), mas a advogada dela negou qualquer erro no tratamento: ?Não há nenhuma negligência. A paciente foi atendida normalmente e até o momento a gente ainda não tem declarado pelo IML a causa-morte da paciente Juliana?, declarou Nívea de Paula.

Pediatra

A advogada explicou que a médica aparece no CRM como pediatra, mas que não atende mais crianças porque teria mudado a especialidade. ?Ela já faz o curso em nutrologia e já vai prestar a prova de título, mas ela já vem há alguns anos se especializando nessa área?, argumenta.

O 1º Distrito Policial de Aparecida de Goiânia é responsável por conduzir as investigações, mas o caso só pode avançar depois que os exames feitos pelo IML forem concluídos. Sem os laudos, a família se sente desamparada: ?Ela não tinha problema nenhum de saúde, tinha 26 anos e a vida toda pela frente e do nada tudo isso acabou. Está todo mundo sofrendo muito com a falta dela?, lamenta o viúvo.

O Instituto Médico Legal disse que alguns laudos demoram um pouco mais para ficarem prontos e que essa situação é normal. O IML não deu previsão para que o documento fique pronto.

Já o Conselho Regional de Medicina afirmou que pediu esclarecimentos à médica denunciada e aos diretores das unidades de saúde onde Juliana foi medicada para tentar entender onde aconteceu o erro que resultou na morte da jovem.

Sobre o fato da médica Simone Rosa de Castro, que é pediatra, ter indicado a Juliana um emagrecedor, o Conselho de Medicina explicou que o Código de Ética não impede que os médicos receitem remédios, mesmo que ele não seja o especialista da área procurada pelo paciente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES