Família luta para encontrar doador de medula para menina em Teresina

Familiares e amigos se mobilizam em campanha para encontrar um doador de medula óssea para a pequena.

Pequena Heloysa precisa de doação de medula óssea | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A pequena Heloysa Cristina tem apenas 3 anos mas já enfrenta um grande desafio: superar a leucemia. A doença foi diagnosticada no ano passado e a família busca um doador de medula óssea compatível para transplante na pequena.  

Em entrevista ao Meionorte.com, Francisco Cantuário, o pai da pequena Heloysa conta como tudo começou. 

"Ela começou a sentir dores na parte do peito e nas costas, levamos para o médico pensando que seria uma dor que com qualquer medicamento iria ficar boa. Passamos 15 dias levando ela ao médico, passava remédio para dor e mandava de volta para casa. Quando foi no dia 11 de novembro, demos entrada na internação e ficamos por 16 dias com ela internada, procurando saber o que era. No dia 27 de novembro, o médico disse que se trata de leucemia.", lembrou.

Pequena Heloysa precisa de doação de medula óssea | foto: Arquivo pessoal

O tratamento começou logo em seguida, com quimioterapia, mas embora estivesse respondendo bem ao tratamento, em abril, a família recebeu a notícia de que o caso dela exigiria um transplante de medula.

"A gente achava que só com quimioterapia iria resolver, por vê-la como estava, bem ativa, mas a médica disse que o caso dela seria de transplante", acrescentou. 

Segundo Francisco Cantuário, desde então, familiares e amigos se mobilizam em campanha para encontrar um doador de medula óssea para a pequena.

"De lá pra cá, estamos fazendo campanha incentivando as pessoas a irem no Hemopi procurar o setor Redome para se cadastrar e saber se a pessoa é compatível ou não". 

Campanha para encontrar doador compatível com a pequena Heloysa | FOTO: Reprodução

O Redome é o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea e reune informações de pessoas dispostas a doar medula óssea para quem precisa de transplante. Para fazer a doação, o voluntário deve procurar o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), em Teresina que funciona de segunda a sábado, na Rua 1º De Maio, 235 - Centro/sul - Teresina, Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES