Famílias ganham dinheiro vendendo beiju em Teresina

Conseguir lucro para complementar a renda familiar com produtos do quintal de casa é o que um casal do povoado Bom Princípio vem fazendo.

Famílias ganham dinheiro vendendo beiju em Teresina | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Trabalhar em casa com produtos que saem direto do quintal e consequentemente comercializar seu produto final, para obtenção da renda familiar, é o sonho de muitas pessoas.

As matérias-primas são: macaxeira e mandioca, que transformadas em massas para a produção de goma de beijus dão o rendimento necessário para a família de Carlos Alberto Vieira dos Santos e Márcia Clemente Ferreira.

O casal começa bem cedo, por volta das 4h30 da madrugada, quando acende o fogo, para assar os beijus, que já se tornaram tradição na região do Grande Dirceu.

A massa do beiju é feita sempre no final das tardes, para que no dia seguinte sejam assados e, por volta das 6 horas, os fregueses já possam saborear a massa tão comum na mesa dos brasileiros e, mais precisamente, na mesa dos nordestinos. O casal não comercializa só beijus, mas também bolos da goma e caldo de cana.

A lanchonete fica localizada na estrada da Usina Santana e o maior volume de vendas é feito para proprietários de sítios e transeuntes, além, é claro, de fregueses fixos, que se deslocam de outros bairros de Teresina, para comprar o tradicional beiju.

Há sete anos, Carlos Alberto trabalha com a venda de beijus e caldo de cana, no povoado Bom Princípio, na região Sudeste de Teresina. Ele conta que arrenda parte do quintal, onde os arrendatários plantam a mandioca e vende a matéria-prima para Carlos Alberto.

?Prefiro comprar a mandioca, porque se eu fosse pagar trabalhadores para esse serviço, sairia bem mais caro?, diz Carlos Alberto, acrescentando que todo o restante do serviço é feito por ele e sua mulher.

Ou seja, a mandioca ou macaxeira é passada no caititu (trituradeira) a massa vai para um cocho, para ser lavada. O que sobra da massa é feito o beiju e a água escoada da massa, vira goma, finalizando assim os dois produtos extraídos da mandioca.

?Na maioria das vezes eu uso a massa sem lavar, para fazer o beiju. Fazendo assim, o beiju fica mais gostoso, porque a massa fica mais consistente, concentrada.

Talvez esse seja o diferencial do beiju produzido aqui?, comenta Carlos Alberto, acrescentando que a freguesia é tanta, que em alguns dias ele não consegue atender a demanda.

Ele ressalta que o mesmo processo usado para fazer o beiju com mandioca, pode também ser feito com a massa da macaxeira. A mandioca só não pode ser consumida por humanos, cozida, como acontece com a macaxeira.

Um detalhe é que o comerciante não faz a farinha, que também é retirada da massa da mandioca. ?Extraio toda a massa da mandioca para fazer os beijus, que já se tornaram tradição na minha região?, reitera.

Venda já e sucesso na cidade toda

A esposa de Carlos Alberto, Márcia Clemente Ferreira, é responsável por descascar a mandioca e ou macaxeira e lavar a massa. O processo de trituração é feito pelo marido. Ela cuida da casa e passa boa parte do seu tempo, na lanchonete.

?Acordo muito cedo. A partir das 4 horas da madrugada estou acordada, para assar os beijus, porque as pessoas já sabem que a partir das seis horas já tem beiju para vender.

Segundo ela, não há encomenda em grande escala, mas a quantidade de pessoas que procura os nossos produtos está crescendo a cada dia. Tem gente que vem de outros locais da cidade, comprar os nossos beijus?, diz.

Os beijus são assados em um forno de barro, no próprio local da lanchonete. A residência do casal fica ao lado, o que facilita a vida da família. O terreno onde são plantadas as macaxeiras e mandiocas fica a poucos metros da casa. Márcia se reversa com o marido, na lanchonete, no atendimento aos fregueses. O local fica aberto de terça-feira aos domingos, das 6 horas às 17h30h.

Beiju, bolo de goma e caldo de cana

Depois dos beijus e dos bolos de goma, o caldo de cana é o preferido dos frequentadores da lanchonete. E um detalhe importante: a cana é plantada por Carlos Alberto, no quintal de sua casa. E pelo fato de o terreno ser adequado para a produção da cana, o caldo da cana é considerado muito doce, pelos consumidores da lanchonete.

- Se o terreno for bom, a cana é plantada só uma vez. E este terreno é forte. É um terreno de baixa e por conta disso, fica o ano inteiro úmido, o que preserva a plantação de cana?, explica. Carlos Alberto tem dois canaviais, plantados no quintal de sua casa, que na verdade é um grande terreno, com espaço para ser arrendado.

Plantei uma linha e meia de cana-de-açucar só uma vez, há sete anos, e não plantei mais. É que a cana, quando é retirada, deixa os brotos que nascem novamente. Posso dizer que aqui é meu ganha-pão e me ajuda muito na renda da minha família?, reitera.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES