Famílias são abrigadas após incêndio que destruiu 600 casas

Vítimas falam sobre primeiras 24 horas após incêndio

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Alojamentos improvisados, colchões no chão e um sentimento de solidariedade. Este é o cenário encontrado na vida de centenas de pessoas cerca de 24h após um incêndio que destruiu 600 casas na noite de segunda-feira (17) no bairro Educandos, Zona Sul de Manaus. Acolhidas em cinco abrigos espalhados pela capital, as vítimas agora contam com a sensibilidade da população manauara para seguir em frente.

Ainda não há estimativa de pessoas afetadas pelo incêndio. Dezessete pessoas chegaram a ser atendidas em hospitais de Manaus, e uma segue internada em estado grave. A prefeitura de Manaus decretou situação de emergência por conta do ocorrido. ONGs e outros grupos seguem coletando doações na capital.

As vítimas dividem espaço com os poucos objetos salvos das chamas e as doações que chegam a todo momento. Valesca Nascimento, de 21 anos, foi a primeira a chegar no Hotel da Vila Olímpica. No local, ela é acompanhada pelo marido e as duas filhas, uma de cinco anos e outra com apenas 18 dias de vida.

"O acolhimento está sendo ótimo. Eu já consegui comer e me ajeitar lá no quarto. Fiz o cadastro [na Defesa Civil Municipal] e eles disseram que iam ver a casa para a gente. Agora é recomeçar do zero (sic). Já tinha tudo aí, de repente, aconteceu isso. Temos que começar de novo", relatou.

A paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Educandos, utiliza todos os espaços disponíveis para acolher os desabrigados e também as doações. O local está tomado por pilhas de roupas, calçados, alimentos, materiais de higiene e voluntários, que organizam as arrecadações e distribuem comida para as vítimas.

Uma delas é Gabriela Fernandes, de 28 anos, que convive com parte da família desde a madrugada desta terça-feira (18) em um dos quartos improvisados na paróquia.

"Estão aqui eu, meu pai, minha mãe e meus três filhos. Ainda tenho uma irmã que está em outro quarto com meu cunhado e uma sobrinha. Todo mundo morava naquela área. Aqui tem comida, estamos sendo bem tratados. Agora é só esperar a resposta da Prefeitura. Tomara que não custe muito", disse.

Ela conta que morava há um ano na região atingida pelas chamas e que algumas pessoas aproveitaram a correria do incêndio para roubar objetos de seus vizinhos.

"Não dava para voltar porque estava com minha filha no colo. Só meu pai e minha mãe que tentaram salvar alguma coisa, mas, assim mesmo, roubaram. Roubaram a televisão da minha irmã. Além de ter queimado tudo, ainda roubaram as coisas dela", comentou.

Adailton de Souza Pena, de 48 anos, é eletricista de refrigeração. Ele também está alojado em um dos quartos da paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, juntamente com a filha, a nora e quatro netos. Todos moravam na mesma casa, que foi destruída pelo fogo.

"Aqui está melhor porque eles acolheram a gente e não tem como reclamar entendeu. As pessoas estão apoiando, até agora não faltou nada. E agora a gente está esperando a posição das autoridades", disse.

Voluntários

Diantes das incertezas do futuro dos moradores, centenas de pessoas em Manaus se uniram para arrecadar alimentos, roupas, calçados e demais objetos que podem recompor a vida das vítimas do incêndio. Este é o caso do servidor público Jonas Silva, de 24 anos, que coordenava o recebimento de donativos na Vila Olímpica.

"Nós já conseguimos cerca de 300 cestas [básicas], conseguimos água, fralda, bastante roupas para crianças e adultos. Aqui no hotel tem cerca de 100 leitos disponíveis para as pessoas que sofreram com o incêndio. A gente já distribuiu um caminhão baú cheio e cinco picapes distribuindo alimentos e água para as pessoas que estão no abrigo", afirmou.

Marcio Reis, de 36 anos, organiza um projeto espotivo chamado "Kimura", que envolve a prática do jiu-jitsu e o apoio à comunidade. Com apoio dos alunos do projeto, ele arrecadou diversos donativos, que foram distribuídos para os desabrigados.

"Nós do projeto já temos o nosso trabalho voluntário e de ações sociais. E elas são feitas todas as sextas-feiras. E com essa tragédia no Educandos, o grupo rapidamente se reuniu e fez uma ação para arrecadar várias coisas. Tudo isso para amenizar um pouco essa dor e tristeza que as pessoas estão passando nesse momento", finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES