Farmacêuticos estão presentes em mais de 113 áreas de atuação

Neste dia 20 de janeiro é comemorado o Dia Nacional do Farmacêutico e a classe tem conquistado melhorias no Piauí

Luiz Júnior, presidente do CRF-PI | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Dia Nacional do Farmacêutico, comemorado neste 20 de janeiro, foi escolhido em alusão à fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), no ano de 1916. Na época, era a maior instituição representativa da categoria no país. De lá para cá, a profissão ganhou cada vez mais relevância e evoluiu em vários aspectos. Hoje, os farmacêuticos estão presentes em 113 áreas, divididas em 10 linhas de atuação.

Eles estão presentes nas farmácias comunitárias e hospitalares, dispensando medicamentos, orientando sobre o uso racional e realizando atendimentos de serviços em saúde. Também atuam nos consultórios farmacêuticos, promovendo atendimento de qualidade, orientando e prescrevendo medicamentos isentos de receita. Estão nos laboratórios de análises clínicas, realizando procedimentos relacionados à coleta de material para fins de análises laboratoriais e toxicológicas, além de interpretar, gerenciar e assinar laudos e pareceres.

Na indústria, os farmacêuticos estão aptos a realizar atividades industriais e gerenciar o correto cumprimento de normas e instruções diretas que são emitidas pela Vigilância Sanitária e pelos conselhos Federal e Regional de Farmácia. Na pesquisa, eles analisam e acompanham os testes para lançamento de novos produtos, novos fornecedores de matérias-primas para a indústria farmacêutica, realizam alterações farmacotécnicas em formulações já comercializadas, com o intuito de obter melhores perfis de liberação, dentre outras atividades.

O profissional farmacêutico está também na estética, em que se torna especialista para utilizar recursos terapêuticos e realizar procedimentos com o intuito de aumentar a saúde e o bem-estar de pacientes. Nessa área está incluída a ozonioterapia, que é capaz de tratar celulite, gordura localizada, estrias, queda capilar, rejuvenescimento, e possui propriedades entorpecentes que funcionam como anti-inflamatório e ajudam a fortalecer o sistema imune, melhorando a sua oxigenação.

"Essa data é importante para nos lembrar da relevância da nossa profissão em várias áreas na sociedade. Hoje o farmacêutico não está presente apenas no balcão da farmácia, mas ele pode atuar em ramos da pesquisa, da consulta farmacêutica, da estética, dentre outros. Valorizar essa profissão é valorizar a saúde e o bem-estar das pessoas", afirma o presidente do CRF-PI, Luiz Junior Oliveira.

Luiz Júnior, presidente do CRF-PI (foto: divulgação).

Luiz destaca que em 2022 o Conselho Regional de Farmácia completou 60 anos e vem alcançando vitórias para a classe no estado. "Neste Dia do Farmacêutico temos o comemorar, pois dentre várias conquistas, conseguimos aprovar o piso salarial do farmacêutico no Piauí através de lei estadual assinada em 2020, implementamos um TAC da Assistência Farmacêutica, que garante melhor atendimento em todos os municípios, e estamos fiscalizando todo o estado, de norte e sul, ampliamos as capacitações aos profissionais e oferecemos cursos inovadores para a classe como ozônioterapia e vacinação por farmacêuticos, além de outras realizações relevantes para a categoria", conta o gestor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES