Farmacêuticos realizam ato por melhorias em Teresina

Dentre as pautas de reivindicação está a contratação de mais profissionais, estabelecimento de um piso extrassalarial

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O processo de sucateamento da saúde pública é um quadro que vem se agravando cada vez mais, e a área da farmácia, não diferentemente, também está enquadrada.

Na busca por reverter essa conjuntura, os pretensos profissionais e os já formados realizaram, na manhã de ontem (06), na Avenida Frei Serafim, um ato que visava alertar sobre o desrespeito existente com a categoria no serviço público de Teresina e do Estado.

Dentre as pautas de reivindicação está a contratação de mais profissionais, estabelecimento de um piso extrassalarial, redução da carga horária de trabalho e, principalmente, reconhecimento da necessidade dos serviços desse profissional.

Dando sequência à participação na 1ª Jornada Acadêmica de Farmácia, a estudante Gardenha Rosa foi uma das dezenas de estudantes da área que estiveram presentes na manifestação, e destaca que o foco do evento é justamente mostrar para a sociedade o quanto é imprescindível a atuação de profissional de farmácia. "Exigimos a contratação de farmacêuticos, não só para o Estado, mas principalmente para Teresina.

É preciso que exista o reconhecimento da sociedade pelo profissional farmacêutico, porque ele é um elemento essencial, pois sem ele não existe um término efetivo de um tratamento, ele é a intermediação entre o paciente e o médico ou enfermeiro", pontua ela, que cursa o 8º bloco do curso de farmácia de uma instituição de ensino privada da capital.

A Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), local destinado a realizar atividades quanto à adequada recepção, estocagem e distribuição dos medicamentos excepcionais (tarja preta), é um dos exemplos de unidade de assistência farmacêutica que tem um deficit elevado de profissionais, o que pode trazer danos para os usuários, pois os serviços são realizados por pessoas que não têm a mínima capacitação na área.

O presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Piauí, Ulisses Nogueira, ressalta que na CAF - Teresina, existem cerca de 12 mil pacientes cadastradas, como portadores de Parkinson, Alzheimer, Asma, e que estes são atendidos por técnicos em administração.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES