Farmácias de Parnaíba terão farmacêuticos

Também foi discutido no encontro, a lei municipal que obriga ao menos duas “farmácias 24 horas” na cidade

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Conselho Regional de Farmácia do Piauí esteve em Parnaíba com o "Conselho Itinerante do CRF-PI". O órgão fez atendimentos na subseção com emissão de certidões e ou-tros documentos da classe, além de receber farmacêuticos e empresários do setor.

Ítalo Rodrigues, presidente do CRF, visitou o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, onde conheceu a farmácia e rotina de dispensação de medicamentos.

Ele foi recebido pelo coordenador da farmácia, Eduardo Ciarline, e pela diretora, Maria Clara. O principal compromisso do Conselho em Parnaíba foi a reunião com farmacêuticos.

A diretoria do CRF, conselheiros, profissionais e o diretor da Vigilância Sanitária Municipal, Luciano Assunção, analisaram e discutiram a implementação da Assistência Farmacêutica Plena na cidade de Parnaíba.

Após votação, ficou acordado três pontos importantes: RT (responsabilidade técnica) de 4 horas, ou seja, o farmacêutico tem que permanecer por no mínimo quatro horas dentro da farmácia ou drogaria; a distância máxima entre a residência do farmacêutico para a farmácia ou drogaria de sua responsabilidade técnica é de no máximo, 50 km;

farmácias e drogarias que vendem medicamentos de controle especial (antibióticos e psicotrópicos) terão obrigação de ter um farmacêutico, por no mínimo 4 horas, durante seu horário de funcionamento. Os estabelecimentos que abrem 24 horas terão uma escala maior. Na ausência do farmacêutico, os psicotrópicos não podem ser vendidos.

Também foi discutido no encontro, a lei municipal que obriga ao menos duas "farmácias 24 horas" na cidade, em regime de rotatividade a ser definido pela Vigilância Sanitária Municipal.

O presidente do CRF, Ítalo Rodrigues, e diretores se reuniram com Luciano Assunção, diretor da Vigilância Sanitária de Parnaíba, e com a representante da Secretaria Municipal de Saúde, Patrícia Moura, para que os dois órgãos aprovassem o que foi definido na reunião com os farmacêuticos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES