Farmácias do Piauí estão obrigadas a se adequarem às novas regras

Presença de farmacêutico neste locais é obrigatória

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o objetivo de regulamentar os horários da presença do farmacêutico nas farmácias e drogarias de todo estado, o Conselho Regional de Farmácia do Piauí (CRF-PI) publicou na última semana, uma circular reiterando as informações de um Termo de Ajustamento de Conduta assinado pelo CRF, Ministério Público, Vigilância Sanitária Estadual e demais entidades representativas da área farmacêutica. O documento normatiza a implementação da assistência farmacêutica plena na capital e interior, iniciada ainda em 2016.

Farmácias e drogarias de pequeno porte ou conjunto de lojas inferior a 10, na capital, desde janeiro de 2018, deverão possuir profissional farmacêutico por um período mínimo de 6 horas diárias, totalizando 30 horas semanais. 

Farmácias e drogarias de pequeno porte ou conjunto de lojas inferior a 10, localizadas nas dez cidades polos de desenvolvimento do Piauí, a partir de janeiro de 2018, deverão manter um profissional presente por um período mínimo de 4 horas diárias, totalizando 20 horas semanais. Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Valença, Picos, Oeiras, São Raimundo Nonato, Floriano, Uruçuí e Bom Jesus estão listadas como as cidades polos.

Redes de farmácias e drogarias presentes na capital e interior, a partir de 2018, deverão implementar a assistência plena, com um farmacêutico durante todo o horário de funcionamento, respeitando-se o horário de almoço, de 2 horas.

Para as drogarias localizadas nos demais municípios piauienses, fica estabelecido que funcionarão com profissional farmacêutico registrado em CRT com 4 horas diárias perante o CRF, com carteira de trabalho assinada.

As normas fazem parte da implementação da primeira etapa do TAC, que terá ajustes em 2020, 2022, 2024 e 2026.

Para o presidente do CRF-PI, Luiz Junior, a implementação do novo TAC beneficia principalmente a população, que terá a presença de um profissional farmacêutico presente nas farmácias e drogarias.

"Quem mais ganha é o paciente, que poderá tirar suas dúvidas e comprar medicamentos com mais segurança, assim como, é um avanço para a profissão, no sentido de obrigar os estabelecimentos a dispor de um um profissional capacitado para realizar o atendimento", destaca Luiz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES