“Faxina nos Bairros”: equipes percorrem bairros em busca de focos

Iniciativa faz parte do “Faxina nos Bairros”, da Prefeitura.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina deu continuidade à operação Faxina nos Bairros neste sábado (13), que também é Dia Nacional de Mobilização Zika Zero. Mais de 500 servidores percorreram a cidade em busca de focos do mosquito Aedes aegypti. Desta vez os bairros Morro da Esperança (zona Norte), Colorado (zona Sudeste), Monte Castelo (zona Sul) e Porto do Centro (zona Leste) foram contemplados.

Esta é a sétima edição do evento, que já percorreu 24 bairros da cidade. “Nós sempre fizemos o trabalho de prevenção à dengue. Agora, mais do nunca, estamos intensificando nossos trabalhos. Desde dezembro de 2015 realizamos faxinas regulares nos bairros de Teresina. Mais de 1.200 toneladas de lixo já foram recolhidos, mas precisamos fazer mais. Pedimos que toda a população mantenha o compromisso de não acumular lixo, principalmente aqueles que possam vir a ser criadouro de mosquito”, falou Francisco Pádua, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Os agentes de endemias avisam à população para que recolham todo tipo de lixo inservível da sua casa, inclusive aqueles utensílios de grande porte que estejam jogados no quintal e que possam se transformar em criadouro de Aedes aegypti. No sábado, o caminhão de limpeza percorre as ruas e recolhe este material.

Além da limpeza, os agentes de endemias percorrem as casas fazendo um trabalho de orientação sobre como combater o mosquito. “Temos a função de educadores junto à comunidade. Todos precisam estar atentos aos nossos chamamentos para que possamos evitar as consequências graves das doenças transmitidas pelo mosquito, como a microcefalia”, disse Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde.  

Na manhã de representantes da saúde e limpeza municipal estiveram presentes na mobilização do Exército Brasileiro como esforço nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti. O evento aconteceu em frente ao quartel do 25º Batalhão de Caçadores, de onde 1.200 militares saíram para diversos pontos da cidade. A tropa percorreu estabelecimentos comerciais e áreas de grande circulação, orientando a população quanto aos procedimentos necessários para evitar focos de proliferação do mosquito e distribuindo material informativo. “A FMS disponibilizou material informativo para que os militares realizassem a ação”, explicou Amariles Borba.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES