Fazenda da Paz disponibiliza vagas para internações através de convênio

Fazenda da Paz disponibiliza vagas para internações através de convênio

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS), órgão da Prefeitura de Teresina, através de convênio com a Fazenda da Paz, está com vagas abertas para internação de dependentes químicos. A Fazenda da Paz tem capacidade para atender até 300 dependentes químicos, sendo 50 vagas ofertadas através de convênio com a SEMTCAS.


O público alvo são pessoas do sexo masculino, com idade mínima de 13 anos. Para que seja iniciado o processo de entrada na entidade é necessário que o interessado se direcione a um dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Teresina, ou ao Escritório da Fazenda da Paz, onde recebem as primeiras orientações e são encaminhados para uma bateria de exames de saúde que são exigidos. Todo o atendimento é gratuito, e feito através de equipe multidisciplinar, além de dispor de atendimento coletivo e também individual com acompanhamento de profissionais da área de saúde como psicólogos, educadores físicos, nutricionistas e assistentes sociais. De acordo com a gerente de Proteção Social Especial, Iracilda Braga, o tratamento do dependente químico na Fazenda da Paz dura no mínimo um ano.

O foco da instituição está na laborterapia, na disciplina e na conscientização. "A principal intenção da entidade é devolver o homem para a sociedade sem dependência nenhuma. No caso, é trabalhada a espiritualidade para devolver a dignidade ao indivíduo. Só são utilizados medicamentos em casos necessários. Acredito que uma droga não cura outra, só ajuda a amenizar uma situação", esclarece. Os adolescentes para terem acesso ao tratamento devem ser inicialmente encaminhados pelo Conselho Tutelar ou pela Vara da Infância, o foco de todo o tratamento é na questão social, do trabalho, através de oficinas onde são capacitados e direcionado para o mercado de trabalho.

A Fazenda da Paz conta hoje com três comunidades terapêuticas, capaz de atender aproximadamente 300 dependentes de substâncias psicoativas (álcool e outras drogas). A comunidade possui quadra poliesportiva, academia de ginástica, sala de informática, salas de aulas, lavanderia, refeitório, capela, dentre outros espaços. É uma entidade sem fins lucrativos, de utilidade pública municipal e estadual, idealizada pelo padre Pedro Balzi, em parceria com leigos da Arquidiocese da cidade de Teresina, e implantada por Célio Luiz Barbosa com o objetivo de prevenir, tratar e reinserir farmacodependentes e alcoólatras, a sede fica localizada na Rua São Pedro, N° 1841, centro, telefone, (86) 3221-5995.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES