Fazenda da Paz passa a aproveitar 100% do coco-babaçu

Unidade feminina inaugurou nesta sexta-feira uma minifranquia para a cadeia produtiva

Vice-governadora Regina Sousa (PT) | José Alves Filho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A unidade feminina da Fazenda da Paz, localizada na zona Rural de Teresina no caminho para União, foi beneficiada com uma Minifranquia Social da Cadeia Produtiva do Coco Babaçu. O maquinário permite a criação de uma associação para produzir subprodutos do fruto do babaçueiro, com até 100% de aproveitamento, utilizando as amêndoas e o mesocarpo.

A vice-governadora Regina Sousa acompanhada de Maura, uma das internas da Fazenda da Paz. Crédito: José Alves Filho.

O produto comestível vira castanha in natura, snacks, artesanato, óleo com diversas propriedades e até cola. Em solenidade realizada  na manhã desta sexta-feira (26), a vice-governadora Regina Sousa (PT), que já trabalhou como quebradeira de coco e destinou uma emenda parlamentar que custeou a implantação do sistema, esteve presente e fez uma fala empoderada.

“Antes era difícil. O coco não dava dinheiro para a gente, dava um vale de ônibus. Mas também dava o principal: o arroz, o feijão. Não vou dizer que tenho saudade, mas não tenho vergonha de ter sido quebradeira de coco. O equipamento é para modernizar. As filhas das quebradeiras vão ter mais dignidade. Você vê uma mulher usando um machado e é muito mais trabalhoso”, conta Regina Sousa.

Regina Sousa falou da importância de um maquinário moderno para a produção. Crédito: José Alves Fillho.

As internas da Fazenda da Paz vão dispor de equipamentos que farão o trabalho da quebra do fruto de forma mais fácil. “É um equipamento moderno, confortável e rentável. Para a mulher que tira R$ 15 por dia, é uma bênção. O mesacarpo, produzido com a máquina, tira até R$25 por quilo. Imagine o benefício na vida das pessoas que poderão receber equipamentos como este”, avalia a vice-governadora. 

Regina Sousa mostra um dos produtos mais rentáveis, o óleo do coco-babaçu. Crédito: José Alves Filho.

O maquinário deve transformar a vida das internas, com uma oportunidade de renda. “A importância desse projeto é grande porque estamos falando de meninas em tratamento terapêutico. É uma oportunidade para que elas possam aprender, tenham conhecimento para que depois que saiam do tratamento elas possam sobreviver”, conta Diana Pacífico, assistente social da Fazenda da Paz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES