Fazenda da Paz promove caminhada e busca alertar todo o Piauí sobre as drogas

Acontece no próximo dia 22 de junho a caminhada 1 Minuto pela Vida

Avalie a matéria:
A atividade promove a conscientização sobre o risco das drogas | Jornal Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Prestes a completar 20 anos de atividade, a Fazenda da Paz já se prepara para a quinta edição da ?Caminhada 1 Minuto Pela Vida?. Com o apoio do Sistema Meio Norte de Comunicação, o evento viabiliza uma visão estratégica sobre as drogas no Piauí e aponta caminhos para a prevenção; a conscientização é o mote principal, espalhando ideias inovadoras, que contribuem efetivamente para o bem estar social.A ação está marcada para o próximo dia 22 de junho.

Nas lutas travadas contra a dependência química, o apoio de todos que fazem parte do universo do paciente é primordial, as oportunidades devem surgir e nortear para uma vida mais saudável, livre de qualquer empecilho causando por este mal. Angariando discussões atuais a cada ano, desta vez o foco está em um alerta sobre a violência. ?Nesta edição trabalharemos com essa temática, visando iniciativas que ajudem a solucionar a questão?, aponta o fundador da Fazenda da Paz, Célio Barbosa.

Em época de Copa do Mundo, a realização vem a oferecer uma amplitude relevante para a problemática. ?Estamos aproveitando para conscientizar toda a sociedade e mostrar a indignação da família quanto à liberação das drogas, até mesmo em relação ao álcool nos estádios?, destaca Barbosa. Pioneira no Estado, a Fazenda da Paz já atendeu mais de 15 mil pessoas, sendo que 8,6 mil foram internadas, das quais 40% estão inseridas no mercado de trabalho.

?Esses dados de inserção são computados apenas após dois anos do fim do tratamento?, revela. O fundador do projeto comemora a evolução e a mudança conquistada. ?Hoje muitos que passaram pela Fazenda são advogados, psicólogos, enfermeiros, enfim muitas pessoas?, conta.

A concentração da caminhada acontecerá na Avenida Frei Serafim a partir das 7h da manhã e segue até a Câmara Municipal, onde será realizada uma audiência pública. Os kits com a camiseta podem ser adquiridos no escritório da Fazenda da Pal, localizado na Rua Tibério Nunes entre os dias 17 e 21 de junho. ?Os interessados devem levar apenas 1kg de alimento. Vale lembrar, porém, que o número de kits é limitado, então quanto mais cedo adquiri-lo, melhor?, detalha Célio Barbosa.

Ajudar é preciso

No contínuo processo de eliminação da dependência, o apoio torna-se indispensável. Todo o tratamento é oferecido gratuitamente pela Fazenda da Paz, assim, parcerias fazem da divulgação a válvula propulsora das iniciativas da instituição.

Segundo o diretor de Jornalismo do Sistema Meio Norte de Comunicação, José Osmando, é uma satisfação fazer parte de um projeto louvável e que contribui para o bem-estar social. ?Há o papel de dar visibilidade às ações no sentido de prevenção e combate às drogas. Nós ficamos muito contentes em participar de um evento de responsabilidade como é a caminhada 1 minuto pela vida?, aponta.

Osmando ainda reflete a consagração da ação no calendário piauiense. ?É um movimento que envolve as famílias, jovens e educadores e contribui para uma reflexão sobre um mal grave nos nossos dias?, completa.

Abarcando pacientes de todas as classes sociais, o fundador e coordenador da Fazenda da Paz revela que não há preconceitos, o preceito principal está na ajuda ao próximo. ?O sistema Meio Norte é muito importante na divulgação, ajuda a levar nossa mensagem para outras pessoas de modo que possamos ajudá-las?, reflete.

?Faça da sua vida uma vitória? Este é o lema da caminhada deste ano. Cada dia é um novo desafio, uma nova batalha, os pacientes da Fazenda da Paz se esmeram em contar as horas e até mesmo os minutos em que ficam ?limpos?; a derrota é temida constantemente, viver sob a sombra de um passado difícil não é fácil, quando as 24 horas se encerram é uma vitória conquistada. ?Nossa luta é para salvar vidas, fomos buscar esse lema, vamos ajudar o próximo a ser um vitorioso, para que possamos encontrar soluções juntos?, afirma Célio Barbosa. Desse modo, a caminhada é um ato de cidadania. ?Ao final da caminhada ocorrerá uma audiência na Câmara para discutir leis que ajudem no combate e prevenção às drogas?, destaca .

Barbosa revela que a expectativa é que o evento deste ano supere o de 2013, quando mais de 12 mil pessoas compareceram. Mobilização é a palavra-chave, para mudar a realidade não fortuita que envolve esse mal, a participação da sociedade é imprescindível. ?Vamos contribuir. A Fazenda da Paz não cobra, estamos aqui para atender qualquer pessoa. Ela foi construída para quem não tinha recurso financeiro, mas recebe todos, portanto, vamos nos unir?, completa.

O vício em drogas é um problema de saúde pública, a instituição faz um dos melhores trabalhos do Brasil, obtendo esse reconhecimento pelo Ministério da Saúde. Atualmente atende 180 pacientes, sendo que 120 são financiados. A Fazenda da Paz conta também com o apoio da CEDROGAS (Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas ) e do Governo Federal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES