FDA agência de saúde americana aprovam novo medicamento contra obesidade

FDA agência de saúde americana aprovam novo medicamento contra obesidade

Qnexa | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O novo medicamento antiobesidade é uma combinação de topiramato (droga disponível no Brasil) e fentermina (já vendida nos EUA)

A Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) deu sinal verde na última terça-feira (17) para a venda do Qnexa, um novo medicamento contra a obesidade do laboratório americano Vivus.

"Qnexa, usado responsavelmente em combinação com um estilo de vida saudável, que inclua uma dieta de baixas calorias e exercícios, é uma opção para quem trata de sobrepeso crônico" nos Estados Unidos, disse Janet Woodcock, diretora do Centro para avaliação de medicamentos e pesquisa da FDA.

A droga foi aprovada para pessoas obesas com índice de massa corporal de 30 ou mais, ou para pessoas com sobrepeso e diabetes, colesterol alto e pressão arterial elevada.

Em dois testes aleatórios, realizados com cerca de 3.700 pacientes obesos ou com sobrepeso controlados durante um ano, as doses mais altas do medicamento foram associadas a uma redução de peso de entre 6,7% e 8,9% em relação aos que receberam placebo.

"Todos os pacientes modificaram seu estilo de vida, observando uma redução de calorias em sua dieta e atividade física regular", destacou a FDA.

"Qnexa" contém fentermina e topiramato, duas drogas que estão atualmente no mercado e que são indicadas para ajudar a perder peso e prevenir convulsões.

A FDA advertiu que o Qnexa "não deve ser utilizado durante a gravidez, já que pode provocar danos ao feto".

Em 27 de junho passado, a FDA autorizou o Belviq (lorcaserin), do laboratório Arena Pharmaceuticals, que se tornou o primeiro tratamento contra a obesidade aprovado pelo organismo em 13 anos.

A FDA havia rejeitado em 2010 a venda do Qnexa devido ao risco de efeitos colaterais cardiovasculares e na formação dos fetos, mas em fevereiro passado um comitê de especialistas independentes recomendou à agência federal, por 20 votos contra dois, a liberação do medicamento.

Segundo o comitê de especialistas, testes clínicos provaram que os benefícios deste medicamento para perder peso justificam os riscos com efeitos colaterais.

Ver em tamanho maior



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES