Febre Amarela preocupa vizinhos do Brasil

Febre Amarela preocupa vizinhos do Brasil

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A confirma??o de dois casos de febre amarela silvestre em humanos no Pa?s fez pelo menos tr?s na?es que fazem fronteira com Brasil recomendar oficialmente, neste s?bado, 12, a vacina??o de seus cidad?os que pretendam viajar rumo ao Pa?s.

Argentina, Paraguai e Uruguai aconselharam a vacina??o contra a febre amarela ?s pessoas que devem viajar ao Brasil ? um dos principais destinos dos turistas sul-americanos em plena temporada de f?rias de ver?o.

Em comunicado, o Minist?rio da Sa?de do Paraguai afirma que em 1950 foram registrados os tr?s ?ltimos casos fatais da febre amarela no Paraguai. A Embaixada do Brasil em Assun??o indicou em uma nota que as pessoas que desejam entrar no territ?rio brasileiro devem se vacinar, no m?nimo, dez dias antes da viagem. E m Buenos Aires, capital argentina, v?rias pessoas tem enfrentado filas para tomar a vacina contra a doen?a. Na quinta-feira, 10, pelo menos 3 mil pessoas enfrentaram mais de sete horas de fila para a imuniza??o.

O minist?rio da Sa?de argentino divulgou comunicado que ressalta que os turistas que embarcarem para o litoral sul brasileiro n?o precisam ser imunizados. No entanto, devido ? grande procura, o minist?rio habilitou mais dois locais de vacina??o na capital do pa?s. Em comunicado, o Minist?rio de Sa?de P?blica do Uruguai tamb?m recomendou ?s pessoas que v?o viajar ao Brasil, em especial para ?reas rurais e de selva, que se vacinem contra febre amarela com no m?nimo dez dias de anteced?ncia.

O comunicado indica, por?m, que as cidades costeiras, incluindo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, S?o Paulo, Salvador, Recife e Fortaleza n?o s?o ?reas com risco de transmiss?o.

Casos no Brasil

At? o momento, o Minist?rio da Sa?de do Brasil registrou 15 notifica?es, procedentes dos Estados de Goi?s, Minas Gerais, S?o Paulo e Distrito Federal. Tr?s casos foram descartados, dois foram confirmados e o restante est? ainda em investiga??o.

O primeiro caso confirmado ? o do administrador de empresas Graco Abubakir, de 38 anos, que morreu em um hospital de Bras?lia na segunda-feira, 7. A hip?tese do Minist?rio da Sa?de ? a de que Abubakir tenha sido contaminado quando esteve em cachoeiras do munic?pio goiano de Piren?polis, a 150 quil?metros de Bras?lia, nos feriados de final do ano. O outro caso ? de uma jovem paulistana, que est? internada no Hospital S?o Luiz, na zona sul de S?o Paulo.

Ela teria contra?do a doen?a durante uma viagem ao Mato Grosso do Sul. A paciente n?o estava vacinada contra febre amarela.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES