Feijão com arroz, prato preferido dos brasileiros, pode prevenir o câncer oral

Feijão com arroz, prato preferido dos brasileiros, pode prevenir o câncer oral

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os brasileiros receberam uma boa not?cia. O bom e velho feij?o com arroz, cativo na nossa mesa, pode ter efeito ben?fico contra o c?ncer. A combina??o, que est? presente na alimenta??o da maioria dos brasileiros, independentemente de classe, cor ou religi?o, foi objeto de uma pesquisa que constatou sua capacidade de reduzir os riscos de desenvolver c?ncer oral.

A pesquisa, conduzida pela nutricionista Dirce Marchioni, da Faculdade de Sa?de P?blica da Universidade de S?o Paulo, faz parte de um estudo maior da Ag?ncia Nacional de Pesquisa em C?ncer, que investigou a rela??o entre fatores ambientais e o c?ncer oral. Sem colesterol e com baixo teor de gorduras saturadas, os dois alimentos fornecem uma boa composi??o de prote?nas, fibras e carboidratos. Contudo, o mecanismo que explicaria a prote??o contra o c?ncer oral ainda n?o foi esclarecido totalmente.

Participaram do estudo 835 indiv?duos da cidade de S?o Paulo, dos quais 366 sofriam de c?ncer de cavidade oral ou faringe. Outros 469 indiv?duos faziam parte do grupo de controle, ou seja, n?o poderiam ter hist?ria ou suspeita de c?ncer nessas regi?es do corpo. A an?lise incluiu indicadores socioculturais, fatores de risco como tabagismo e consumo de ?lcool, hist?rico familiar de c?ncer e um question?rio sobre a dieta dos participantes. Observou-se uma tend?ncia significativa de diminui??o do risco de apresentar c?ncer oral ao se aumentar o consumo de arroz e feij?o. "Quanto mais as pessoas do estudo consumiram arroz e feij?o, menor foi a probabilidade de elas pertencerem ao grupo dos indiv?duos com a doen?a", observa a nutricionista.

Em 2006, o c?ncer de cavidade oral, no Brasil, representou 2,8% de todas as neoplasias malignas, ocupando a s?tima posi??o entre os c?nceres mais comuns, e a quinta entre os homens, de acordo com dados do Instituto Nacional do C?ncer. Dos estados brasileiros, S?o Paulo apresenta a mais elevada incid?ncia de c?ncer oral, seguido do Rio Grande do Sul.

Al?m dos fatores nutricionais, aspectos comportamentais tamb?m est?o sendo estudados, com o objetivo de identificar a sua influ?ncia no aumento dos riscos da doen?a. Segundo Marchioni, os homens s?o mais propensos a desenvolverem esse tipo de c?ncer, uma vez que fumam e bebem mais que as mulheres. ?Nas ?ltimas d?cadas, no entanto, esse perfil vem mudando: fatores socioculturais t?m levado as mulheres a fumar mais e consumir mais ?lcool.?

Embora sejam esperadas conclus?es mais s?lidas at? o fim deste ano com o prosseguimento dos estudos, os resultados obtidos at? agora permitem inferir sobre a import?ncia da dieta como fator protetor de doen?as carcinog?nicas. J? se sabe que frutas, vegetais e leguminosas s?o aliados na preven??o do c?ncer. Marchioni ressalta que os resultados do trabalho ainda s?o preliminares e os efeitos ben?ficos dessa combina??o diet?tica ainda devem ser mais bem explicados.

A nutricionista lamenta que os brasileiros estejam comendo menos feij?o e atribui isso ? dificuldade de preparo, ? falta de tempo. Ela lembra que o Minist?rio da Sa?de est? empenhado em campanhas de incentivo ao consumo de feij?o. ?As leguminosas t?m entrado na pauta das discuss?es cient?ficas recentemente. Por serem gr?os integrais, ricos em fibras e em antioxidantes, regulam a digest?o e ainda podem prevenir o c?ncer. Por isso, h? essa necessidade de resgate desse alimento.?



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES