Feijoada é eleito o melhor prato da gastronomia do Brasil; churrasco é 2º

Feijoada obteve 568 votos, em segundo veio o churrasco com 379 votos.

Feijoada é o primeiro da lista na culinária brasileira | WS-Studio | Shutterstock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Prato emblemático da cozinha brasileira, a feijoada foi consagrada como a expressão máxima da gastronomia do país, conforme aponta uma pesquisa realizada pelo Guia Viajar Melhor em parceria com a Travel Media PR, uma agência de marketing turístico e análise de dados de alcance global. Com suas origens datando do período colonial, a feijoada se destaca por sua rica história e significado cultural, simbolizando a mescla de influências que moldam a sociedade brasileira.

Como aconteceu

Este estudo, que visou identificar as iguarias mais apreciadas do Brasil, posicionou a feijoada no topo de seu ranking, arrecadando 568 votos e garantindo 26,4% das preferências. De acordo com a matéria publicada pelo Guia Viajar Melhor, a irresistível combinação de feijão preto e carnes suínas garantiu a liderança absoluta do prato sobre as demais opções.

Churrasco

O segundo lugar foi conquistado pelo churrasco, uma outra especialidade brasileira, com 379 votos, o que corresponde a 17,58% do total. O arroz com feijão, um acompanhamento tradicional no dia a dia dos brasileiros, veio em terceiro lugar, escolhido por 312 participantes da pesquisa, evidenciando sua popularidade seja com feijão preto ou carioca.

Moqueca

A lista incluiu também outras preciosidades da culinária nacional como a moqueca, que se destacou em quarto lugar com 106 votos, especialmente na sua versão baiana, que leva peixes, frutos do mar, vegetais, leite de coco e óleo de dendê, diferenciando-se da versão capixaba, que é feita sem estes dois últimos ingredientes e acompanhada de arroz e pirão.

Feijão tropeiro

Seguindo no ranking, o feijão tropeiro alcançou a quinta posição com 69 votos. Logo após, vieram o baião de dois, com 59 votos, o acarajé, com 52 votos, e o tacacá, com 47 votos. Um empate na nona posição colocou o vatapá e o cuscuz lado a lado, ambos com 38 votos. Finalizando a lista dos dez pratos mais emblemáticos, o virado à paulista marcou sua posição com destaque.

Destinos gastronômicos

Além dos pratos, a pesquisa revelou os melhores destinos gastronômicos do Brasil, apontando Minas Gerais como o estado número um para quem deseja explorar a rica culinária brasileira, seguido pela Bahia, com sua cozinha diversificada e influente, e pelo Pará, reconhecido internacionalmente pela sua gastronomia, com destaque para o tacacá, que figura entre as 100 melhores sopas do mundo segundo o TasteAtlas. Esses resultados sublinham a vasta diversidade e riqueza cultural da culinária brasileira, destacando-se como um atrativo turístico de valor inestimável.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES