Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Feira de orgânicos atrai teresinenses

Além do alimento ser saudável, os preços são acessíveis

Compartilhe
Google Whatsapp

Por João Marcelo Ferry

A praça Rio Branco, no Centro de Teresina, recebeu na sexta-feira(11) mais uma edição da Feira Agroecológica. A feira conta com uma grande diversidade de produtos como hortaliças, verduras e frutas, todos produzidos em hortas de Teresina mantidas por moradores de bairros e assistidos pela Prefeitura Municipal. O diferencial da feira para atrair clientes, além do preço, são os produtos inteiramente orgânicos, livre de agrotóxicos, que podem garantir uma alimentação mais saudável para os consumidores.

Francisco Ribeiro trabalha no INSS e afirma que, sempre que pode, dá uma passada na feira da Praça Rio Branco para garantir alimentos mais saudáveis. “A minha preferência pelos produtos da feira se deu principalmente pela forma do cultivo. Eles trazem produtos mais saudáveis e naturais, o que por si só já é um ponto positivo, mas eles trazem mais segurança para a nossa alimentação. Não existe aquela carga de químicos que podem fazer algum mal às vezes”, comenta Francisco.

Luciana Alves é outro exemplo de quem opta por produtos orgânicos como elementos da sua alimentação. Ela fala que ficou sabendo da feira pela tia, que sempre tem os produtos orgânicos como principal escolha na hora das compras e nesta sexta-feira ela foi visitar a feira após a indicação. “Aqui em Teresina ainda é difícil você encontrar produtos assim, mas vale a pena a procura, pois você sabe que estará consumindo algo mais natural. Com os agrotóxicos, o organismo vai recebendo elementos que mais na frente poderão causar algum problema de saúde”, comenta Luciana.

Até os produtores comentam que desde que a ideia dos produtos orgânicos chegou até eles, a procura melhorou. Leidemar Oliveira é uma das produtoras e vendedoras da feira que percebeu isso. “As pessoas já estão começando a se preocupar mais com a alimentação, buscando alternativas mais saudáveis para elas, com a nossa proposta elas são atraídas para os nossos produtos. Uma das melhores coisas é todo o acompanhamento que recebemos nas nossas plantações”, fala a feirante.

Alimentos ajudam a prevenir doenças crônicas

Mas estes produtos são realmente saudáveis, a Nutricionista Funcional, Juliana Furtado, fala que os alimentos orgânicos possuem uma capacidade antioxidante maior do que os alimentos expostos a pesticidas. Essa capacidade antioxidante no corpo humano pode gerar um combate aos radicais livres.

"Os radicais livres são substâncias que podem causar doenças, como o câncer. Sabendo desse potencial dos orgânicos, podemos concluir que eles promovem uma dieta mais saudável e, com isso, acontece uma prevenção a essas doenças. Alguns estudos mostram ainda que o consumo dos orgânicos ajuda a evitar doenças crônicas", fala Juliana.

Ela acrescenta que, a longo prazo, o consumo de alimentos que recebem agrotóxicos pode levar essas substâncias até o organismo, e ele não tem capacidade de digerir algumas delas, que podem vir a causar doenças com essa permanência no corpo.

"Se a pessoa procurar uma dieta mais saudável, os orgânicos são sim uma boa opção, mas não quer dizer que se ela não tiver acesso aos orgânicos ela nunca será saudável. Hoje os estudos vêm sendo feitos para elucidar essa característica nutricional entre os orgânicos e os não orgânicos, mas alguns estudos não mostram uma diferença nutricional entre esses dois alimentos. Para a pessoa ter uma vida mais saudável a pessoa pode sim optar pelos orgânicos, eles trazem mais sabor, texturas diferentes e mais saúde para a vida de quem os consome", fala a nutricionista funcional. 


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Recomendamos

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto