Feirantes descartam lixo na rua na zona Sudeste de Teresina

Grande volume de lixo é despejado a céu aberto, em frente ao Mercado do Dirceu I, na zona Sudeste de Teresina.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A hora da “xepa” deveria ser mais limpa, mas não é. As reclamações sobre o descarte irregular do lixo após às feiras livres no Dirceu I, na zona Sudeste de Teresina, aumentam a cada dia. Grande volume de lixo é despejado a céu aberto, incomodando os moradores. Os feirantes que vão ao mercado público jogam lixo sem nenhum constrangimento, próximos a espaços públicos e vias. A prefeitura faz a limpeza logo após, mas é tanto lixo que, às vezes, não cabe no caminhão e eles só voltam para recolher em outro dia.

Em um trecho da Rua Adélio Soares, os próprios feirantes e comerciantes jogam dejetos como podas de árvores, papelão, restos de frutas e verduras ao lado do posto do Sistema Nacional de Empregos (Sine), sem a menor preocupação, como flagrou a equipe do Jornal MN. Apesar do muro conter proibido jogar lixo no local, nada inibe a ação dos ‘sujões’.

Crédito: José Alves Filho

“Não são os moradores que sujam, são eles mesmos – os próprios feirantes. Eu vi uma mulher jogar galhos de árvores nesta manhã. Nós lutamos para deixar nossas casas limpas, mas é esse lixo todo que deveria ser revisto”, reclama a moradora Maria das Graças, 70 anos, que mora a poucos metros do trecho.

Segundo o presidente da Associação dos Deficientes Físicos do bairro, Alexandre Almeida, que trabalha em frente ao local, práticas como essa já viraram rotina e trazem muito incômodo. “ Isso é um incômodo porque o feirante deixa o lixo aí e aquele morador que vê o amontoado de lixo resolve jogar aquela sacolinha de lixo. O mau cheiro é enorme, vemos vísceras de peixes e tudo enquanto aí. Isso não era para existir”, afirmou.

Crédito: José Alves Filho

A administração do Mercado do Dirceu orienta que os feirantes descartem o lixo corretamente em sacos plásticos que são distribuídos e que devem ser jogados no ponto de coleta, que está localizado ao lado do próprio mercado.

A administração relembra aos comerciantes que as regras do manejo correto do lixo já existem e muitos descumprem: cada um deles é responsável pelo armazenamento do lixo de sua barraca. E os resíduos devem ser colocados em sacos para facilitar o trabalho dos garis, que começam a limpeza a partir das 13h, hora limite para que a via seja liberada.

A Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU/Sudeste) foi notificada da situação e verificará o local. A reportagem do JMN também questionou sobre a existência de um trabalho por parte da prefeitura para orientação do uso correto do espaço e descarte adequado do lixo, mas, até o fechamento desta edição, o órgão não respondeu a solicitação.

Crédito: José Alves Filho



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES