Feiras de Economia Solidária têm início nesta terça-feira (08)

As feiras acontecem na Rua Climatizada e Praça João Luís

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O incentivo à exposição e comercialização do que é produzido pelos grupos, associações e cooperativas de artesanato da capital é uma das competências da Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), ligada à Prefeitura de Teresina. Por isso, mensalmente os pequenos produtores da nossa cidade recebem apoio para realização de feiras, montadas em locais e períodos estratégicos: sempre nos primeiros dias de cada mês, na Rua Climatizada e Praça João Luís. A edição do mês de março tem início nesta terça-feira e se estende até sexta-feira (11), reunindo o trabalho de aproximadamente 100 artesãos.

Essas feiras de Economia Solidária tornaram-se tradicionais no centro da capital e trazem uma diversidade de produtos, a exemplo das típicas peças em cerâmicas feitas pela Cooperativa de Artesanato do Poti Velho, os bordados deliciados criados pela Associação da Central de Compras das Bordadeiras de Teresina (ACCBT) e pelo Grupo de Mulheres Bordadeiras do Parque Piauí.

As biojoias produzidas pela Associação Bioart também estão entre as opções. É um trabalho sustentável e criativo que resulta em peças desenvolvidas a partir do uso de elementos naturais, como sementes e fibras. Peças em crochê, tecelagem, bonecas de pano, e biscuit também ganham espaço nessas feiras.

O gestor da Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), Olavo Braz, explica que o apoio à divulgação e comercialização é imprescindível para a sustentabilidade dos grupos, mas que outros aspectos fundamentais são trabalhados pelo órgão.

“Além de darmos apoio no aspecto da comercialização e divulgação dos produtos, por meio de feiras e eventos, a Semest também tem o papel de incentivar a qualidade da produção desses grupos, com a oferta de consultorias, e também de facilitar o acesso ao microcrédito, através do Banco Popular, que financia capital de giro e máquinas e equipamentos. Esses são os três pontos que trabalhamos e que é essencial para sustentabilidade desses pequenos produtores, que têm o importante papel de movimentar a economia e abastecer o mercado local”, destaca o secretário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES