Ferapi inicia amanhã na Praça Pedro II

Ferapi inicia amanhã na Praça Pedro II

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Movimentos sociais e entidades governamentais e n?o governamentais realizam no per?odo de 25 a 28 pr?ximo a 4? Feira Piauiense de produtos da Reforma Agr?ria e Comunidades Quilombolas - Ferapi. O local ser? a Pra?a Pedro II e o Centro de Artesanato Mestre Dezinho.

Segundo Meirian Castro, coordenadora do evento, a Ferapi ? a ?nica feira do estado do Piau? que consegue reunir diversos segmentos rurais. ?Trata-se de um espa?o de levar o conhecimento da comunidade, o significado e o impacto de reforma agr?ria para a economia local do Estado e ir? reunir povos quilombolas, assentados da reforma agr?ria, mulheres quebradeiras de c?co e extrativistas, entre outros?.

A 4? Ferapi traz com tema Sementes: cultivos e culturas e ir? discutir atrav?s de semin?rios, palestras, confer?ncias, oficinas tem?ticas, mesas redondas e experi?ncias trazidas pelas comunidades assuntos como sementes transg?nicas e crioulas; seguran?a alimentar e h?drica; agrobiocombust?veis; educa??o no campo e reforma agr?ria, dentre outros.

Al?m de promover discuss?es e debates, a Ferapi ? o local de exposi??o da produ??o, express?es culturais, artesanato, tecnologia apropriada e promo??o do com?rcio solid?rio entre as diversas comunidades que participam do evento e os visitantes que passam pela Pra?a Pedro II.

Para este ano, o conhecido mobilizador cultural Kina, da regi?o de Esperantina, garante que ?o povo vai tirar o p? do ch?o e dan?ar?. ?Vamos apresentar na feira a capoeira, a manifesta??o mais forte das comunidades quilombolas, al?m de mostrar o tambor de crioula e a diversidade das culturais. Ser? um momento para mostrar a sociedade urbana que a zona rural tamb?m ? organizada?, ressalta.

Diversas institui?es governamentais e n?o-governamentais ap?iam a feira como Emater, Incra/PI, Secretaria do Desenvolvimento Rural, Instituto de Terras do Piau?, PCF, MST, Fetag, Fetraf, Coordena??o Estadual das Comunidades Negras Rurais Quilombolas, Cepac, Projeto Dom Helder C?mara, Cootapi & Associados, Delegacia do Minist?rio do Desenvolvimento Agr?rio, Movimento Coisa de N?go, Coordena??o da Pessoa Negra/Sasc, Secretaria de Educa??o (Seduc) e Conab.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES