Férias: cuidados simples podem garantir viagens sem imprevistos

Especialista explica, por exemplo, que efeitos do jet lag podem ser evitados

| reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Julho é mês de férias escolares. Seja o mês todo ou só em uma parte dele, muitos pais e responsáveis aproveitam para viajar com as crianças e os adolescentes. Para ter passeios tranquilos e minimizar o surgimento de imprevistos, alguns cuidados com a saúde são muito importantes. A primeira recomendação, e que vale para qualquer viagem, é observar se está levando medicação suficiente para todo o período de férias. Alguns países são bem restritivos até mesmo com medicamentos que no Brasil são vendidos sem a necessidade de receita médica. Em trajetos por aviões, ônibus ou navios remédios devem estar na bagagem de mão.

 Orientações para passeios via rodovias, aéreo e marítimo

 Longas horas de viagem na mesma posição favorecem o surgimento de problemas circulatórios. Para evitar complicações, a cada duas horas a pessoa deve fazer uma pausa para caminhar por 5 minutos e melhorar a circulação sanguínea nas pernas. Essa parada também permitirá respirar mais calmamente, melhorando a oxigenação cerebral e dos órgãos. No avião, algumas pessoas sentem dor no ouvido devido à pressurização da aeronave e ao ar mais rarefeito. O soro fisiológico e o descongestionante nasal podem ser aliados no combate ao problema, basta aplicá-los antes do embarque.

 De acordo com Otavio Gebara, cardiologista, trajetos feitos com outros modais de transporte também merecem atenção. “Viagens de carro, ônibus e navio podem causar enjoo em algumas pessoas. É recomendável fazer uma refeição leve antes de embarcar, evitar refrigerantes, comidas gordurosas e excessivamente temperadas.” Se recomendado por um médico, pode ser feito o uso de medicamentos antieméticos, que atuam aliviando as náuseas. “Importante lembrar também que comer muito antes de dirigir aumenta a chance de sentir sono no percurso. Em contrapartida, ingerir líquidos como água ou suco durante a viagem melhora a circulação sanguínea e reduz a vontade de dormir”, reforça o especialista.

 

Jet Lag, doenças locais e cuidados de sempre

 Quem parte para locais com fusos horários muito diferentes do que está habituado sofre com os efeitos do famoso e incômodo jet lag. Otavio Gebara dá dicas para evitar transtornos. “Neste caso, os viajantes podem fazer uma adaptação gradativa de três a quatro dias antes da viagem para evitar cansaço e sonolência excessivos, insônia, irritabilidade, fome incompatível, dor de cabeça e mal-estar. Estar informado sobre as doenças locais é outro fator importante para manter a saúde após o desembarque. O viajante deve estar com a carteira de vacinação em dia e, em alguns casos, optar também pelo uso de repelentes”, frisa o especialista.

 Todos, sem exceção de idade e destino do passeio, devem usar chapéu, protetor solar e óculos escuros, principalmente entre 10h e 16h. O filtro solar deve ser usado diariamente, em todas as estações do ano. É importante que o produto proteja contra radiação UVA e UVB e tenha um fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo. O filtro deve ser espalhado de maneira uniforme de 15 a 30 minutos antes da exposição e reaplicado a cada duas horas em atividades de lazer ao ar livre (e depois de cada mergulho ou suor excessivo) para obter a proteção adequada.

Importante também observar que ter diarreia na viagem de férias é algo mais comum do que se imagina, especialmente em outros países. A grande inimiga é a água da torneira, que pode possuir bactérias desconhecidas. Por essa razão, as pessoas devem priorizar o consumo de água filtrada ou com gás, que possui uma propriedade capaz reduzir o pH (grau de acidez) do estômago e eliminar as bactérias presentes no sistema gastrointestinal. Esse cuidado deve ser estendido ao escovar os dentes e cozinhar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES