Isa Penna: Fernando Cury é suspenso por 6 meses após assédio

Fernando Cury é afastado do mandato por seis meses após constatação de assédio

Deputado Fernando Cury é afastado da Alesp | Arquivo Alesp
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De forma inédita e unânime, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou nesta quinta-feira (1º) de Abril, resolução afastando por seis meses o deputado Fernando Cury (Cidanania) de suas funções.

Segundo a determinação ele perde temporariamente o mandato, tudo porque ele foi acusado de importunação sexual pela deputada Isa Penna(PSOL) em processo.

A decisão saiu nesta quinta com uma votação expressiva e inusitada. Foram 86 votos a favor e nenhum contra; nenhuma abstenção e nenhum voto em branco. Segundo o portal G1, a suspensão é inédita na Casa Legislativa paulista e ocorreu após consenso de todos.

O episódio que levou a perda do mandato temporário aconteceu em dezembro de 2020, durante uma sessão em que o deputado passou a mão no seio da colega no plenário, em um abraço por trás. Tudo foi registrado pelas câmeras da Alesp.

O deputado passa a mão no seio da colega e é afastado na Alesp/Reprodução

Quem assume

Com a punição assume o suplente, ex-deputado Padre Afonso (PV),que poderá formar sua própria equipe.

Em nota, Isa Penna comemorou a decisão e disse que a Assembleia não aceitará assédio. Já Cury disse receber "com serenidade e de forma respeitosa, a decisão do plenário".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES