Festas de final de ano: É tempo de troca de presentes

Como a maioria das compras tem a finalidade de presentear, é preciso ficar atento ao prazo de troca.

Ilustração. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As festas de final de ano aumentam consideravelmente o movimento no comércio das cidades, mas junto com elas traz um grande problema após essa data: é que se constata uma grande procura pelo Procon - Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor.

De acordo com o coordenador geral do Procon do Piauí, promotor de Justiça Cleandro Alves de Moura, os principais motivos da procura após as festas de final de ano são por garantia e vício de funcionamento, bem como o endividamento com a chegada das compras do material escolar no início do ano.

“As pessoas compram na ânsia de final de ano, chega o 13º e quando junta com material escolar vem ao Procon para negociar, pois estão atolados de contas”, explica o promotor.

Como a maioria das compras nesta época do ano tem a finalidade de presentear, é preciso ficar atento ao prazo de troca. De acordo com Cleandro Alves, os estabelecimentos comerciais não têm a obrigação de trocar o produto, a não ser que apresente algum defeito de fabricação.

“As pessoas pensam que quando compram em uma loja e o produto está com defeito, eles estarão amparados pelo Código de defesa do Consumidor. Mas a lei só obriga a troca pelo fornecedor quando se compra pela internet, catálogo ou telefone. É o que chamamos de direito de arrependimento, que deve ser feito no prazo de sete dias”, explica o promotor.

Contudo, muitas lojas oferecem um prazo de 30 dias para a troca. No setor do vestuário, a maioria das lojas dá o prazo máximo de um mês, independente do motivo da troca. Apenas roupas íntimas não são permitidas as trocas, o que varia de loja para loja.

Já no caso de eletrodomésticos das linhas brancas e marrom (geladeira, fogão) em caso de defeito o tempo para troca cai para sete dias úteis. Mas caso o consumidor desista do produto, que não possui defeito algum, a troca não será possível. Aparelhos celulares têm um prazo próprio.

A troca só é possíevel dentro de três dias e caso não tenha atingido uma hora de conversação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES