Festival de Folguedos deve atrair cerca de 250 mil pessoas ao Parque Potycabana

Fundac apresentou para a imprensa, em café da manhã típico no Museu do Piauí

Festival de Folguedos deve atrair cerca de 250 mil pessoas ao Parque Potycabana | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Funda??o Cultural do Piau? (Fundac) apresentou para a imprensa, em caf? da manh? t?pico no Museu do Piau?, animado pelo grupo Forr? de Candeeiro, os n?meros, programa??o e as atra?es do XXXII Encontro Nacional de Folguedos do Piau?, que ? promovido pelo Governo do Estado e vai de 20 a 29 deste m?s, no Grand Park Potycabana.

A presidente da Fundac, S?nia Terra, divulgou os n?meros grandiosos do evento. ?Haver? 180 grupos de dez estados do Pa?s e 30 munic?pios piauienses, que se apresentar?o para 250 mil pessoas. Este ?, sem d?vida, o maior evento cultural do Piau?, disse ela, que realiza o evento com apoio do Banco do Nordeste (BNB), Companhia Hidro El?trica do S?o Francisco (Chesf) e Armaz?m Para?ba, e com cerca de 30 parceiros, como Servi?o Brasileiro de Apoio ?s Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PI), Companhia Energ?tica do Piau? (Cepisa), e Pol?cia Militar do Piau? (PM-PI).

A apresenta??o dos folguedos para a imprensa se deu no audit?rio do Museu do Piau?. A abertura, ?s 8h30, foi feita pela coordenadora de Comunica??o Social do Estado, jornalista Cristiane Sekeff. ?? nossa maior festa de manifesta??o cultural, reconhecida nacionalmente e, quem sabe, culturalmente?, afirmou, considerando que a programa??o prev? a exposi??o Arte Popular da China, com pe?as enviadas pela embaixada daquele pa?s. Em seguida, usando datashow, S?nia Terra mostrou, durante 20 minutos, como ser? o encontro deste ano, cujo tema ? Lenda de Zabel?.

A abertura oficial do vento ser? feita pelo governador Wellington Dias, ?s 19h do dia 20, pr?xima sexta-feira, e por S?nia Terra. A novidade ser? a instala??o de um terceiro palco, das Tradi?es, para festivais de forr?, violeiros, teatro de bonecos e outras atra?es. Haver? duas oficinas. A Oficina de Dan?as Folcl?ricas ser? de 23 a 29, na Escola de Dan?a Lenir Argento, das 9 ?s 12h. Nela, os interessados poder?o aprender a dan?ar xaxado, capoeira, dan?as populares e muitas outras.

A Oficina de M?sica (de percuss?o) ser? na Escola de M?sica de Teresina, das 9 ?s 12h. Os participantes aprender?o os princ?pios musicais atrav?s da percuss?o. Haver? ainda o Festival de Toadas de Bois, na Quadra de Forr? da Potycabana, de 27 a 29. Ser? gravado um DVD com os melhores colocados, para difundir e valorizar essa manifesta??o cultural no Piau? e nos demais estados do pa?s.

A programa??o ter? inda o Semin?rio Tradi?es Brasileiras, que acontecer? de 25 a 27 no Audit?rio Central da Universidade Estadual do Piau? (Uespi), com o tema Hist?ria, Mem?ria e Bens Culturais, e nos dias 23, 25 e 27 no Audit?rio do Centro de Ci?ncias Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piau? (UFPI).

S?nia Terra disse que grupos de nove estados confirmaram presen?a. S?o eles Alagoas, Bahia, Cear?, Maranh?o, Para?ba, Pernambuco, Esp?rito Santo, Par? e Minas Gerais, al?m do Piau?. Haver? na ?rea da Potycabana mais de 220 barraqueiros que vender?o comidas e bebidas t?picas. A cada dia, diferentes grupos far?o entre 80 e 100 apresenta?es. S? de quadrilhas juninas, est?o inscritos 80 grupos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES