Festival de Rabecas leva vasta programação para Bom Jesus

Roberta Miranda e Chambinho do Acordeon estarão no evento

A 10ª edição do Festival de Rabecas de Bom Jesus começa, nesta quinta-feira (12), com uma programação que contempla shows, oficinas e exposições. O festival nasceu com o intuito de preservar o instrumento que já é tradição no município e promover o intercâmbio de diversas artes.

A abertura oficial será a partir das 20h, no Palco principal Mestre Joaquim Carlota, localizado na Avenida Josué Parente, com apresentação dos mestres rabequeiros e em seguida shows com Roberta Miranda e Chambinho do Acordeon.

 (Crédito: Reprodução)
Roberta Miranda e Chambinho do Acordeon são atrações do evento (Crédito: Reprodução)

A programação deste ano mantém a cultura popular com o foco na rabeca em apresentações culturais no palco principal. O segundo palco, denominado palco do Queijinho, recebe o resultado de oficinas permanentes, realizadas durante todo o ano no município, e das oficinas do circuito Cultura Viva, que já passou pelas cidades de São João do Piauí, Cristino Castro e Uruçuí. Serão oferecidas oficinas de audiovisual, hip hop, grafite, libras, entre outras desenvolvidas nas escolas públicas de Bom Jesus.

Na sexta-feira (13), haverá a participação da Orquestra de Violões da cidade de Corrente e shows com Solange Almeida, Os Bambaz e Banda R10.  A rabequeira, cantora, atriz e poetisa Renata Rosa também se apresenta com um repertório focado nas tradições do Nordeste.

Roberta Miranda e Chambinho do Acordeon são atrações do evento (Crédito: Reprodução)
Roberta Miranda e Chambinho do Acordeon são atrações do evento (Crédito: Reprodução)

O encerramento do festival, no sábado (14), fica por conta dos Bandolins Mirins de Oeiras, com o grupo de percussão Patubatê, de Brasília, e dos shows das cantoras Margareth Menezes, Joelma e da Banda Palmos Oliveira.

O Festival de Rabecas tomou grandes proporções e se expandiu para outras artes, possibilitando o acesso gratuito de crianças e jovens do município a oficinas de dança, teatro e outros instrumentos musicais. O município ganhou o Espaço Cultural Mestre Joaquim Carlota que se tornou o local fixo para as oficinas permanentes e também para a primeira orquestra de rabecas do Brasil, formada por jovens de escolas públicas.

O 10º Festival de Rabecas é uma realização da Associação de Filhos e Amigos de Bom Jesus com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e patrocínio da Caixa Econômica e do governo federal.

Fonte: Portal Meio Norte
logomarca do portal meionorte..com