Festival de Rabecas leva vasta programação para Bom Jesus

Roberta Miranda e Chambinho do Acordeon estarão no evento

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A 10ª edição do Festival de Rabecas de Bom Jesus começa, nesta quinta-feira (12), com uma programação que contempla shows, oficinas e exposições. O festival nasceu com o intuito de preservar o instrumento que já é tradição no município e promover o intercâmbio de diversas artes.

A abertura oficial será a partir das 20h, no Palco principal Mestre Joaquim Carlota, localizado na Avenida Josué Parente, com apresentação dos mestres rabequeiros e em seguida shows com Roberta Miranda e Chambinho do Acordeon.

A programação deste ano mantém a cultura popular com o foco na rabeca em apresentações culturais no palco principal. O segundo palco, denominado palco do Queijinho, recebe o resultado de oficinas permanentes, realizadas durante todo o ano no município, e das oficinas do circuito Cultura Viva, que já passou pelas cidades de São João do Piauí, Cristino Castro e Uruçuí. Serão oferecidas oficinas de audiovisual, hip hop, grafite, libras, entre outras desenvolvidas nas escolas públicas de Bom Jesus.

Na sexta-feira (13), haverá a participação da Orquestra de Violões da cidade de Corrente e shows com Solange Almeida, Os Bambaz e Banda R10.  A rabequeira, cantora, atriz e poetisa Renata Rosa também se apresenta com um repertório focado nas tradições do Nordeste.

O encerramento do festival, no sábado (14), fica por conta dos Bandolins Mirins de Oeiras, com o grupo de percussão Patubatê, de Brasília, e dos shows das cantoras Margareth Menezes, Joelma e da Banda Palmos Oliveira.

O Festival de Rabecas tomou grandes proporções e se expandiu para outras artes, possibilitando o acesso gratuito de crianças e jovens do município a oficinas de dança, teatro e outros instrumentos musicais. O município ganhou o Espaço Cultural Mestre Joaquim Carlota que se tornou o local fixo para as oficinas permanentes e também para a primeira orquestra de rabecas do Brasil, formada por jovens de escolas públicas.

O 10º Festival de Rabecas é uma realização da Associação de Filhos e Amigos de Bom Jesus com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e patrocínio da Caixa Econômica e do governo federal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES