Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Festival gastronômico ajudará bares e restaurantes em Teresina

O “Festival Gourmet Delivery Reinventar”, promovido pela Abrasel, vai acontecer em Teresina para movimentar as empresas do setor gastronômico

Compartilhe

O setor de bares e restaurantes foi bastante afetado com a crise gerada pela pandemia do coronavírus e tem cobrado adaptações no sistema de funcionamento. Os serviços de entrega vêm salvando muitos negócios e hoje são cruciais na tentativa de minimizar os efeitos colaterais das medidas de isolamento social.

Como incentivo, a Associação de Bares e Restaurantes do Piauí (Abrasel) lançou um saboroso festival de gastronomia delivery, o “Festival Gourmet Delivery Reinventar”.

Até o dia 15 de maio, a Abrasel Piauí vai divulgar na sua página oficial do Instagram os estabelecimentos de alimentação que estão operando em formato delivery, take away (retirada no local com agendamento) e drive thru. 

 As postagens mostram os pratos destacados pelos empreendimentos e expõem a diversidade de temperos e sabores nas confeitarias, churrascarias, restaurantes, cervejarias e hamburguerias.

Essa ajuda veio para promover um segmento tão importante para a economia local e proporcionar uma maior interação com a clientela. De acordo com a Abrasel, o segmento de bares e restaurantes já perdeu até 70% do seu faturamento.

FOTO: DIVULGAÇÃO

Natalia Macário, diretora executiva da Abrasel no Piauí, destaca a importância do Festival neste momento delicado “Os estabelecimentos perderam drasticamente o faturamento, então o Festival é uma maneira de direcionar o público para os participantes e ajudar que eles faturem pra se manter”, explica. 

Participam da ideia os estabelecimentos associados que estão funcionando com delivery e os não associados mediante o pagamento de uma taxa de participação. 

Mesmo com o esforço das empresas do ramo, Natália prevê um número expressivo de demissões assim que o programa de complementação de salário do governo acabar e os restaurantes não voltarem a abrir.

Daniel Batista, do Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro, em Estabelecimento de Hospedagem, Gastronomia, de Refeições Coletivas e Casas de Diversões no Estado do Piauí ( Sintshogastro-PI) informou que houve uma suspensão de até 85% nos contratos de trabalho no ramo.

"Obtemos essa informação na primeira semana quando o decreto para fechar todos os restaurantes e bares foi baixado. A gente crê que 85% a 90% de contratos de trabalho já foram suspensos", informou.

Segurança da saúde de clientes e funcionários

Eldinan Castro e a esposa Gardenia Mesquita são responsáveis por um restaurante que traz a rica culinária regional e está participando do Festival. 

“Desde que formalizamos o negócio decidimos nos associar a Abrasel, que nos dá total apoio e oportunidade sempre que acontecem eventos como o Festival Maria Isabel e agora o 1⁰ Festival Gourmet Delivery, não pensamos duas vezes em abraçar essa oportunidade”, conta Eldinan.

No início de março, eles reuniram a equipe para saber sobre a necessidade e compromisso de cada um com a empresa. Depois de uma pesquisa com clientes, decidiram manter o atendimento apenas pelo Delivery. 

O restaurante providenciou kits de proteção individual (máscaras, luvas, toucas, álcool em gel e álcool líquido) para higienização da cozinha e proteção tanto para colaboradores quanto para os clientes.

“No início foi difícil pois tudo era muito incerto e todo dia chegava uma medida nova dada pela OMS, prefeitura e Governo do Estado. Hoje os clientes já entendem a nossa rotina, fazem reservas antecipadas e o Festival Gourmet Delivery veio para somar e já podemos perceber um aumento na demanda de pedidos. Novidade sempre atrai e a divulgação promovida pela Abrasel juntamente com nossas estratégias de marketing estão ajudando a melhorar as vendas”, declara. 


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar