Festival gastronômico ajudará bares e restaurantes em Teresina

O “Festival Gourmet Delivery Reinventar”, promovido pela Abrasel, vai acontecer em Teresina para movimentar as empresas do setor gastronômico

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O setor de bares e restaurantes foi bastante afetado com a crise gerada pela pandemia do coronavírus e tem cobrado adaptações no sistema de funcionamento. Os serviços de entrega vêm salvando muitos negócios e hoje são cruciais na tentativa de minimizar os efeitos colaterais das medidas de isolamento social.

Como incentivo, a Associação de Bares e Restaurantes do Piauí (Abrasel) lançou um saboroso festival de gastronomia delivery, o “Festival Gourmet Delivery Reinventar”.

Até o dia 15 de maio, a Abrasel Piauí vai divulgar na sua página oficial do Instagram os estabelecimentos de alimentação que estão operando em formato delivery, take away (retirada no local com agendamento) e drive thru. 

 As postagens mostram os pratos destacados pelos empreendimentos e expõem a diversidade de temperos e sabores nas confeitarias, churrascarias, restaurantes, cervejarias e hamburguerias.

Essa ajuda veio para promover um segmento tão importante para a economia local e proporcionar uma maior interação com a clientela. De acordo com a Abrasel, o segmento de bares e restaurantes já perdeu até 70% do seu faturamento.

FOTO: DIVULGAÇÃO

Natalia Macário, diretora executiva da Abrasel no Piauí, destaca a importância do Festival neste momento delicado “Os estabelecimentos perderam drasticamente o faturamento, então o Festival é uma maneira de direcionar o público para os participantes e ajudar que eles faturem pra se manter”, explica. 

Participam da ideia os estabelecimentos associados que estão funcionando com delivery e os não associados mediante o pagamento de uma taxa de participação. 

Mesmo com o esforço das empresas do ramo, Natália prevê um número expressivo de demissões assim que o programa de complementação de salário do governo acabar e os restaurantes não voltarem a abrir.

Daniel Batista, do Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro, em Estabelecimento de Hospedagem, Gastronomia, de Refeições Coletivas e Casas de Diversões no Estado do Piauí ( Sintshogastro-PI) informou que houve uma suspensão de até 85% nos contratos de trabalho no ramo.

"Obtemos essa informação na primeira semana quando o decreto para fechar todos os restaurantes e bares foi baixado. A gente crê que 85% a 90% de contratos de trabalho já foram suspensos", informou.

Segurança da saúde de clientes e funcionários

Eldinan Castro e a esposa Gardenia Mesquita são responsáveis por um restaurante que traz a rica culinária regional e está participando do Festival. 

“Desde que formalizamos o negócio decidimos nos associar a Abrasel, que nos dá total apoio e oportunidade sempre que acontecem eventos como o Festival Maria Isabel e agora o 1⁰ Festival Gourmet Delivery, não pensamos duas vezes em abraçar essa oportunidade”, conta Eldinan.

No início de março, eles reuniram a equipe para saber sobre a necessidade e compromisso de cada um com a empresa. Depois de uma pesquisa com clientes, decidiram manter o atendimento apenas pelo Delivery. 

O restaurante providenciou kits de proteção individual (máscaras, luvas, toucas, álcool em gel e álcool líquido) para higienização da cozinha e proteção tanto para colaboradores quanto para os clientes.

“No início foi difícil pois tudo era muito incerto e todo dia chegava uma medida nova dada pela OMS, prefeitura e Governo do Estado. Hoje os clientes já entendem a nossa rotina, fazem reservas antecipadas e o Festival Gourmet Delivery veio para somar e já podemos perceber um aumento na demanda de pedidos. Novidade sempre atrai e a divulgação promovida pela Abrasel juntamente com nossas estratégias de marketing estão ajudando a melhorar as vendas”, declara. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES