Festival quer divulgar a gastronomia dos motéis de luxo

Um dos objetivos é acabar com preconceito em relação à comida de motel.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Deliciar um prato requintado, preparado por um chef, em um ambiente agradável não é prerrogativa dos restaurantes, em Goiânia. É o que pretende mostrar o 1º Festival Motel Gastronomia, o primeiro do gênero no país, segundo a Associação Brasileira de Motéis - Regional Goiás.

Até o dia 30 de abril, dez estabelecimentos de alto padrão da capital oferecem um prato específico a um preço especial. A ideia do festival partiu do presidente da Associação Brasileira de Motéis - Regional Goiás, Michael Alves e Almeida. Admirador da alta gastronomia, ele disse ao que o projeto tem como objetivo aprimorar a imagem dos motéis junto ao público.

"Algumas pessoas ainda têm preconceito com a comida de motel. O que nós queremos mostrar, com esse festival, é a alta qualidade dos pratos preparados aqui", diz Michael Alves. Ele explica que as cozinhas dos estabelecimentos possuem todos os equipamentos necessários e passam por rígida fiscalização.

Apesar do receio do senso comum em relação à comida de motel, Michael conta que o movimento na cozinha dos estabelecimentos está aumentando. Muitos dos 70 motéis concentrados na Grande Goiânia oferecem almoço executivo, mas, de acordo com o empresário, o maior número de pedidos ocorre à noite, quando o movimento é maior.

Acostumados a participar de festivais goianos e nacionais, os chefs André Barros, Renata Stein, Pedro Ernesto e Artur Perné assinam pratos do evento. O filé predomina, mas há opções para quem gosta de peixe, frango, massas, comidas árabe e mexicana.

Receita

Criador do "Filé Mont Blanc", o chef André Barros recebeu na cozinha do motel que leva o mesmo nome do prato e falou sobre o convite: "Sou cliente de motel. Achei a proposta maravilhosa e aceitei na hora".

Para preparar a iguaria -- feita com escalope de filé mignon recheado com parmesão ralado e amêndoas ao vinho do porto -- André Barros conta que buscou inspiração nos casais. "É um casadinho de filé. É um prato leve, com apresentação agradável, para comer com os olhos", diz, em meio a uma risada.

André garante que a receita é prática e fácil de executar "porque a pessoa no motel quer rapidez no atendimento". O prato vai à mesa, ou melhor, ao quarto, acompanhado de arroz salteado com brócolis.

Confira o passo a passo da receita.

Ingredientes

- 2 escalopes de filé mignon (de 200g cada)

- 1/4 de xícara de farinha de trigo

- meia xícara de amêndoas cruas picadas

- meia xícara de parmesão picado

- 1/4 de xícara de farinha de rosca

- uma colher de manteiga

- meia cebola em rodelas

- 1 xícara de vinho tinto do porto

- 200g de arroz

- 100g de brócolis

- sal a gosto

Modo de preparo

Misture a farinha de rosca, as amêndoas picadas e o queijo parmesão para preparar o recheio.

Tempere os escalopes com sal. Coloque o recheiro sobre um dos pedaços de carne e cubra com o outro. Aperte com a palma da mão, para dar um formato de um disco. Passe o escalope "casado" na farinha de trigo, para dar uma leve empanada. Coloque-o em uma frigideira com uma colher de manteiga e deixe grelhar.

Depois da carne já grelhada, na mesma panela, coloque as rodelas de cebola e deixar dourar. Em seguida, regue com o vinho tinto. Deixe o vinho encorpar.

Cozinhe o brócolis. Depois, use a água do brócolis para fazer o arroz. "É para aproveitar os nutrientes que ficam na água", orienta André Barros. Por fim, pique o vegetal e misture com o arroz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES