Fevereiro chega com menos praias próprias para banho no Ceará

De acordo com o monitoramento que analisou 28 trechos da orla, na zona leste, oito das 11 praias estão próprias

| Reprodução Portal do Governo do CE
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O banhista de Fortaleza deve ficar mais atento na hora de escolher a praia do fim de semana, durante o período que vai de fevereiro a maio. É que, nesta época do ano, cai o número de praias próprias para banho. O alerta foi feito, na sexta-feira (31), pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), ao divulgar o boletim semanal de balneabilidade.

De acordo com o monitoramento que analisou 28 trechos da orla, na zona leste, oito das 11 praias estão próprias. Na zona centro, a situação se inverte, com uma praia própria entre as sete analisadas. Na zona oeste, situação desfavorável também, com duas aprovações entre dez. Veja o boletim completo no site www.ceara.gov.br

O aumento no número de praias contaminadas pode estar relacionado com ocorrência de chuvas mais frequentes e mais intensas na chamada quadra invernosa. A praia é considerada imprópria se ocorrerem duas reprovações na série dos últimos cinco exames.

“O exame da balneabilidade não identifica de onde vem o contaminante, mas a série histórica indica que o período de chuva coincide com o aumento da poluição”, afirmou o gerente de Análise e Monitoramento da Semace, Gustavo Gurgel.

“O lixo ou o esgoto descartados indevidamente na rua são levados pela chuva para a boca de lobo, para a galeria pluvial e acabam na praia”, explicou.

Litoral do estado

A Semace também divulgou o boletim de balneabilidade das praias localizadas a oeste e a leste da Capital, referente ao mês de janeiro. Todas as 35 praias foram aprovadas no exame.

(Alberto Perdigão - Ascom Semace)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES