Fevereiro com ciclo lunar completo a cada 823 anos é fake; entenda!

Essa história do mês de fevereiro ser único e se repetir apenas a cada 823 anos é um mito recorrente na internet

Mensagem falsa circula pela internet sobre o mês de fevereiro | Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a proximidade do mês de fevereiro, uma mensagem que está circulando nas redes sociais chama atenção para uma curiosidade do mês e que por isso "só se repetirá daqui a 823 anos", significando "boas mudanças". A mensagem diz o seguinte: "Esse ano fevereiro, o mês exato, terá 4 domingos, 4 segundas, 4 terças, 4 quartas, 4 quintas, 4 sextas e 4 sábados. Os 28 dias do ciclo lunar completo, e com igualdade entre os dias da semana. Isso só acontece a cada 823 anos. E significa boas mudanças". Contudo, segundo especialistas consultados pelo G1 a informação é falsa. 

Essa história do mês de fevereiro ser único e se repetir apenas a cada 823 anos é um mito recorrente na internet, como apontado pelo site timeanddate. O padrão citado como algo raro, na verdade ocorre frequentemente e não está ligado a um intervalo específico de tempo. Portanto, mensagens desse tipo devem ser encaradas com ceticismo, pois não têm base científica.

O professor Roberto Dell'Aglio, do Departamento de Astronomia da Universidade de São Paulo, esclarece que todos os anos não bissextos têm 4 domingos, 4 segundas, 4 terças e assim por diante, já que fevereiro possui 28 dias, exceto em anos bissextos.

"O mês de fevereiro tem 28 dias, a não ser que seja bissexto como foi o ano passado. Assim, todos os meses de fevereiro de anos não bissextos têm 4 domingos, 4 segundas, 4 terças", diz o professor Roberto Dell'Aglio.

Ele também refuta a afirmação de que 28 dias representam um ciclo lunar completo, explicando que o ciclo das fases da lua dura aproximadamente 29,53 dias, e que a iluminação da Lua é um processo contínuo, não havendo um ponto específico de início de ciclo.

"Talvez tal origem exista para quem acredita em numerologia ou coisas como boa ou má sorte dependendo da posição dos astros no céu, mas essa obviamente não é a minha praia", afirma.

Renato Las Casas, professor aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais e coordenador do núcleo de Astronomia por mais de 30 anos, também foi ouvido pelo g1 e desmonta outro argumento da mensagem, explicando que a repetição dos dias da semana em fevereiro é uma ocorrência natural devido à quantidade de dias no mês.

"Fevereiro tem 28 dias. Cada semana tem sete dias. Isso quer dizer o quê? Isso quer dizer que em fevereiro cada dia da semana vai se repetir quatro vezes. Essa primeira informação que está lá, que vão ser quatro segundas-feiras, quatro terças, isso não tem nada a ver , sempre acontece isso", diz o professor em reportagem do g1.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES