Fevereiro tem previsão de muitas chuvas

Além das chuvas, a previsão aponta a possibilidade de uma nova ventania forte, como a registrada no último sábado

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As previsões meteorológicas apontam que os primeiros dias de fevereiro devem trazer chuvas para quase todo o Estado do Piauí. De acordo com a meteorologista Sônia Feitosa, a região Norte do Estado deve ter maior índice de precipitações. Teresina também tem previsões de uma quantidade de chuvas elevada, em especial nesta terça-feira (05), ao contrário da região Sudeste, que deve apresentar baixa ocorrência de precipitações durante todo o mês de fevereiro.

“No mês de janeiro, o Estado ficou abaixo da média esperada. O início do mês registrou muitas chuvas, no entanto, a partir da terceira semana, a redução foi maior do que o esperado para o período”, apontou Sônia Feitosa. Ela destaca ainda que as previsões para Fevereiro, Março e Abril trazem uma mesma situação, com bastante chuvas na região Norte do Estado, chuvas escassas na região Sudeste e uma quantidade equilibrada de chuvas nas demais áreas.

Crédito: José Alves Filho

Mais ventanias

A meteorologista destaca ainda que, além das chuvas, a previsão aponta a possibilidade de uma nova ventania forte, como a registrada no último sábado, uma vez que o período apresenta as condições favoráveis para novos casos. “Nesta época, a Zona de Convergência Intertropical é a que está atuando no sistema e acaba propiciando a ocorrência de chuvas, por causa da grande formação de nuvens, além de trazer bastante umidade para as regiões onde ela age. No nosso Estado, em especial a região Norte”

Essa zona é a confluência dos grandes ventos que vêm das regiões Sudeste e Nordeste do Oceano Atlântico, tendo atuação inicial no Hemisfério Norte. Ao chegar próxima da Linha do Equador, a zona de convergência começa a ter maior influência no clima do Piauí. “É gerada, então, uma camada de ar frio e úmido em altitudes bem elevadas, e com o passar do dia ela começa a descer e substituir a camada de ar quente que estava mais próxima do solo. Neste processo, o encontro dessas duas camadas de ar faz com que ocorra uma mudança nos padrões de vento”, explica Sônia Feitosa.

Devido a esse encontro, ventos que seguem em uma certa direção com uma intensidade mais calma acabam mudando abruptamente, ocasionando rajadas de vento mais intensas, como as que foram registradas no último fim de semana. “A população deve se preparar, pois podem vir a ocorrer novos casos de ventanias consideravelmente mais fortes que o normal. A atenção para chuvas fortes também deve ser mantida, em especial na região Norte, onde as precipitações devem ficar acima da média do Estado”, comenta Sônia Feitosa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES