FGV aponta vencedora da licitação de subconcessão da Agespisa

A empresa Agea é a empresa vencedora para subconcessão da Agespisa

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em relatório técnico em apoio à Comissão Especial de Licitação do Governo do Estado do Piauí, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou, no essa quarta-feira (23), a concessionária contemplada para a subconcessão dos serviços da Agespisa em Teresina. A Agea Saneamento e Participações S/A foi a vencedora do processo de licitação dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgoto sanitário, na área urbana do município de Teresina. A ordem de serviço deve ser assinada até o fim do ano e um cronograma de obras e investimentos deverá ser implementado ainda no primeiro semestre de 2017.

A análise das licitantes sob regime de concessão comum foram feitas junto ao Núcleo de Apoio à Elaboração de Políticas Públicas (Naepp) da FGV, que apoiou o Governo do Piauí no estudo das propostas comerciais apresentadas, bem como na verificação das apurações das notas finais das empresas que concorriam à subconcessão. As candidatas eram o Consórcio Poti Ambiental, o Saneamento Ambiental S/A (SAAB) e a Agea Saneamento e Participações S/A, vencedora do processo.

Foram objetos de análise pela FGV o termo de referência, o edital, a errata ao cadernos e as propostas das licitantes. As empresas apresentaram seus respectivos planejamentos econômico-financeiros, o cronograma de investimentos, o demonstrativos de custos, despesas e resultados, além do fluxo de gasto.

De acordo com o relatório técnico, a Comissão de Licitação entendeu que todas as formalidades foram atendidas pela empresa Aegea Saneamento e Participações S/A, sendo considerada a melhor proposta apresentada por atingir maior nota final em conformidade com os quesitos do edital de licitação.

“Na verdade, esse resultado que a FGV subsidiou para a elaboração do relatório da Comissão de Licitação é um resultado que atende tanto às regras do edital, que é um edital de técnica e preço, como ao propósito do governo, que é contratar uma empresa que tenha capacidade técnica, qualificação física e tenha também condição de investir”, explica a superintendente de Parcerias e Concessões (Suparc), Viviane Moura.

Foram analisadas as notas das propostas técnicas e comerciais. Em terceiro lugar, ficou a licitante Consórcio Poti, com nota final de 84,60. Em segundo, a Águas do Brasil com 93,70 pontos finais. A vencedora, a Aegea, obteve nota final de 95,97 pontos. O relatório é assinado pelo coordenador de Projetos da FGV, José Eduardo Vasconcellos Quintella.

A Aegea ofereceu o valor de R$ 160.130.000 de contribuição financeira a título de outorga, que tiveram como base os gastos e os investimentos aplicados na infraestrutura da Agespisa para seu funcionamento. A primeira parcela será paga pela concessionária até a assinatura de ordem de serviço e o restante em até 12 meses contados a partir da emissão da ordem de serviço.

A superintendente da Suparc explica quais são os primeiros passos no processo de subconcessão. “Agora, a gente vai para a análise da documentação de habilitação da Aegea que foi a empresa melhor classificada e portanto a vencedora do processo. Veremos aspectos fiscais e jurídicos. A gente também tem um período de recursos das empresas previsto em lei e no edital. Até o fim do ano teremos o contrato assinado”, informa.

Sobre os reflexos no serviço público de abastecimento e esgotamento, a direção da Suparc ainda garante uma série de obras e investimentos advindos com a subconcessão para a concessionária escolhida. “Terminando todos os procedimentos nos próximos 25 dias, e os repasses da infraestrutura da Agespisa em Teresina para essa concessionária, acredito que nós iniciemos um cronograma de investimentos e obras ainda no primeiro semestre de 2017”, adiantou a superintendente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES