Fiat é investigada pelo Ministério Público por problemas no Ducato

O vazamento é causado por trincas na peça, que é de alumínio.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um suposto problema mecânico precoce tem deixado proprietários do Fiat Ducato com muita dor de cabeça e prejuízo enorme no bolso. A falha ocorre normalmente antes dos 40 mil quilômetros e o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MG) do Ministério Público de Minas Gerais investiga o caso sob suspeita de vício oculto de fabricação no cabeçote da Ducato. Uma audiência para analisar a situação foi marcada para o próximo dia 28.

O incidente acontece com veículos equipados com motor Multijet 2.3 16V (a diesel), modelo 2012, fabricados entre 2011 e 2013. Segundo relato dos proprietários, antes de atingir os 40 mil quilômetros ocorre fuga de água no cabeçote do motor. O vazamento é causado por trincas na peça, que é de alumínio. A partir daí ocorre um efeito em cascata, que pode gerar desde superaquecimento até danos mais graves, como calço hidráulico, passando por curtos na parte elétrica do veículo.

Só o custo do cabeçote pode chegar aos R$ 7,7 mil, preço pago por uma peça genuína na rede autorizada; ou cerca de R$ 4 mil por uma no paralelo. O valor final do prejuízo depende do tempo em que o motorista demora a identificar a falha.

Dezesseis consumidores já formalizaram reclamação no Procon estadual, que investiga a situação por não se tratar de casos isolados. A Fiat tem prazo de 30 dias para fornecer informações técnicas do projeto, bem como relatórios de reclamações e ações judiciais existentes sobre os mesmos problemas e a realização de recalls, no Brasil ou no exterior, da peça defeituosa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES