Fiat Mobi decepciona em teste de segurança e tem apenas uma estrela

O Mobi ofereceu proteção “pobre” para o peito do motorista.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Fiat Mobi foi mal no teste de segurança do Latin NCAP divulgado nesta terça-feira (01) e conquistou só uma estrela na proteção a adultos. A segurança de crianças ficou com duas estrelas. Segundo o órgão, o desempenho do modelo na simulação de teste dianteiro foi razoável, mas a estrutura do carro se mostrou "inapropriada para suportar impacto lateral". O Mobi ofereceu proteção "pobre" para o peito do motorista em acidentes laterais e "débil" e "marginal em outras regiões do corpo. Apenas a cabeça e partes das pernas tiveram proteção considerada "boa" nos testes.

Para classificar a segurança a adultos, o órgão atribui pontos que podem chegar ao máximo de 34, porém o Mobi conquistou apenas 19,20 pontos. Já a segurança de crianças pode chegar a 49 pontos, mas no caso do compacto foram apenas 26,98 pontos. "O impacto lateral é o grande problema do carro porque há alta penetração do pilar B. Como mostram as imagens, a estrutura tem alta penetração e é instável e inapropriada para suportar impacto lateral", diz Alejandro Furas, secretário-geral e diretor técnico do Latin NCAP.

A insegurança durante o teste lateral foi comparada à do Chevrolet Onix, que foi reprovado com zero estrela para adulto no início do ano. "O grande problema foi o impacto lateral com grande penetração e uma deformação importante do pilar B, similar ao que vimos no modelo Onix", afirma Furas. Além disso, a porta traseira do carro se abriu durante o impacto, expondo os passageiros a mais riscos.

Apesar do mau desempenho geral, a estrutura do Mobi se mostrou estável no teste de colisão dianteira. "Os airbags do motorista e do acompanhante dão boa proteção à cabeça e peito. Infelizmente, para as crianças encontramos a ausência padrão dos Isofix. As cadeirinhas têm que ser colocadas com cinto e não tem cinto de três pontos para todas as posições", explica Furas.

O Latin NCAP também divulgou o resultado do teste com os modelos Kia Rio sedã, que é fabricado no México e cotado para o Brasil, e a minivan Chevrolet N300, produzida na China e não comercializada no nosso país. Como o Kia Rio não é comercializado no nosso mercado, a unidade testada era equipada apenas com um airbag, já que a legislação dos países onde é vendido não exige duas bolsas de série. O sedã conquistou duas estrelas para adultos e outras duas para crianças. Já a minivan N300 foi testada na versão sem airbags e foi reprovada: zero estrelas para adulto e uma para criança.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES