Ficar no Facebook melhora saúde mental em adultos, diz estudo

Cientistas da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos, analisaram dados de 2015 e 2016 de milhares de adultos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você é do tipo que ama as redes sociais e principalmente o Facebook? Um novo estudo mostrou que uso dessa mídia pode prevenir doenças como depressão ou ansiedade em adultos. As informações foram publicadas no periódico Journal of Computer-Mediated Communication.

Dessa vez, os cientistas focaram no público adulto em vez de pegar jovens que estão constantemente conectados nas redes.

Como o estudo foi feito     

-Cientistas da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos, analisaram dados de 2015 e 2016 de milhares de adultos que participaram do Painel de Estudo da Dinâmica de Renda.   

-Os voluntários responderam a um questionário sobre o uso das mídias sociais e seus efeitos na saúde mental

-Além de cada participante, pelo menos um membro da família participou do estudo.

-A pesquisa levou em conta questões que podem prejudicar a saúde mental do indivíduo como nível socioeconômico mais baixo

-Ao analisar os resultados, os cientistas constataram que 63% dos usuários de mídias sociais eram menos propensos a terem problemas relacionados à saúde mental. 

-Um dos autores do estudo sugere que isso ocorre porque a mídia social facilita o contato com os membros da família e o acesso a informações sobre saúde

Uso diário das redes

- Como parte da análise, os cientistas perguntaram aos participantes sobre qual a frequência que eles usavam apps de comunicação e deram uma escala de até cinco pontos: "todos os dias", "algumas vezes por semana", "uma vez por semana", "menos de uma vez por semana "ou nunca."

-Também foi levado em consideração questões relacionadas à saúde mental de cada participante. Mais uma vez, eles responderam usando uma escala que variava de "todo o tempo" a "nenhuma das vezes".

-Como em uma das partes do estudo os cientistas levaram em consideração os familiares dos voluntários e uso nas redes sociais, os autores perceberam que sofrimento psicológico de uma pessoa pode diminuir, principalmente quando alguém da família também é usuária de uma dessas mídias. Eles usaram o exemplo de conversar com familiares distantes, perguntar sobre o outro e trocar informações via redes sociais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES