Ficar sentado no vaso sanitário usando celular pode causar hemorroida

Postura provoca dilatação de vasos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você é daqueles que fica um tempão sentado no vaso usando o celular? Pode parecer piada, mas esse hábito pode provocar as temidas hemorroidas. O motivo? Depois de fazer cocô, muita gente permanece sentada na mesma posição enquanto termina uma leitura e isso faz uma pressão e um esforço desnecessários, o que dilata as veias do ânus. 

A hemorroida é uma doença que acontece por causa da dilatação dos vasos sanguíneos existentes nessa região – o que causa, além de dor, coceira e sangramentos. Ela é bem comum, de acordo com especialistas, uma a cada duas pessoas apresentam sintomas em algum momento da vida.

O médico Marcelo Averbach, coloproctologista do Hospital Sírio Libanês, chama atenção para esse hábito cada vez mais comum entre os usuários de smartphones. Segundo ele, sentar no vaso durante muito tempo enquanto utiliza o celular ajuda no surgimento do quadro porque permanecer em posições corporais que fazem pressão no abdômen e no ânus ampliam o risco de dilatar veias dessa região – o que consequentemente causa as hemorroidas.

O tratamento da doença hemorroidária varia dependendo da gravidade do problema, mas geralmente é feito com mudanças de hábitos alimentares para melhorar o fluxo intestinal, uso de pomadas lubrificantes e anestésicas e, em casos mais extremos, cirurgia para retirar as hemorroidas.

Tipos de hemorroidas

Internas – quando acontecem apenas dentro do ânus.

Externas – quando surgem na abertura anal, saindo para fora do ânus, o que é chamado de prolapso hemorroidário. Caso a doença não seja tratada ela pode formar coágulos levando a um quadro conhecido como trombose hemorroidária.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES