Corpo de Anna Maria, de 82, filha única de Niemeyer, é velado

Pai e filha eram muito próximos e conversavam diariamente, diz assessora

Niemeyer com a mulher, Vera Lucia Cabreira (camisa estampada), e sua filha, Anna Maria (roupa preta), em foto de 2007 | Agência O Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Amigos e familares acompanham, na noite desta quarta-feira (6), no cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, o velório de Anna Maria Niemeyer, filha única do arquiteto Oscar Niemeyer.

Anna Maria tinha 82 anos e faleceu na tarde desta quarta no Hospital Samaritano, em Botafogo, em consequência de um enfisema pulmonar. O enterro está marcado para as 13h desta quinta-feira (7).

Segundo a assessora da família, o arquiteto já foi informado da morte da Anna. Ela explicou que o Oscar e a filha eram muito próximos e eles costumavam conversar todas as noites.

O artista plástico Efrain Almeida falou sua a importância da Anna Maria no cenário das artes. "Foi a primeira galerista importante do Rio de Janeiro. A Anna trabalhava com um elenco muito significativo da arte brasileira, como a Beatriz Milhazes. Eu espero que galeria contineu desenvolvendo o seu trabalho porque é fundamental para a arte no país", explicou.

Anna Maria estava internada desde o dia 1º de junho. A família estava, no final desta tarde, no hospital. O pai, Oscar Niemeyer, de 104 anos, havia sido internado no mesmo Hospital Samaritano, com pneumonia e desidratação, e recebeu alta médica no dia 18 de maio. Em abril de 2011, o arquiteto passou 12 dias internado, no Samaritano, por causa de uma infecção urinária.

A filha do arquiteto era marchand, designer e arquiteta de interiores. Ela tinha duas galerias de arte com seu nome, localizadas na Gávea, Zona Sul do Rio. Segundo o site da galeria, desde muito cedo Anna Maria colaborou com o pai em projetos de arquitetura.

Nascida no Rio de Janeiro, ela dedicou-se à ambientação de interiores, tendo realizado projetos no Palácio da Alvorada, no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal, em Brasília, onde morou de 1960 a 1973.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES