Filho de 19 anos substituirá Benazir Bhutto no Paquistão

Filho de 19 anos substituirá Benazir Bhutto no Paquistão

Filho de 19 anos substituirá Benazir Bhutto no Paquistão | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O comit? central executivo do Partido Popular do Paquist?o (PPP), que era liderado por Benazir Bhutto, decidiu neste domingo (30) que Bilawal, filho de Benazir de 19 anos, ser? seu sucessor na lideran?a do partido. A legenda est? reunida pela primeira vez desde o atentado que matou a ex-premi?, no dia 27.

O encontro da c?pula ocorre na resid?ncia da fam?lia Bhutto, perto de Larkana, na prov?ncia de Sindh (sudeste). O encontro ? presidido pelo vice-presidente do partido, Makhdoom Amin Fahim.

Fundado em 1967 por Zulfikar Ali Bhutto, o PPP tem seu principal reduto em Sindh e era o maior partido de oposi??o no Parlamento anterior.

O partido que apoia o presidente Pervez Musharraf afirmou neste domingo que suspender? sua campanha para as elei?es legislativas de 8 de janeiro. Tamb?m foi cogitado o adiamento de at? quatro meses das elei?es, em virtude da morte de Benazir.

Um porta-voz do l?der talib? paquistan?s Baitullah Mehsud, que o governo acusa de estar por tr?s do assassinato da l?der oposicionista Benazir Bhutto, desmentiu, neste s?bado (29), participa??o no atentado, informou o canal de televis?o "Dawn".

"Ele n?o teve implica??o neste atentado", afirmou ? AFP por telefone de sat?lite o porta-voz de Mehsud, maulana (t?tulo religioso) Omar. "? uma conspira??o do governo, do ex?rcito e dos servi?os secretos paquistaneses", acrescentou.

Fot?grafo amador registra suspeito de atirar contra Benazir Buttho

"Atacar uma mulher ? contr?rio ?s tradi?es tribais", disse o maulana Omar. "? teatro", declarou, ao comentar a transcri??o divulgada pelo governo da suposta conversa telef?nica de Mehsud com um dos organizadores do atentado.

O maulana Omar expressou "tristeza" pela morte de Bhutto e acrescentou que teria sido "imposs?vel" para os combatentes islamitas atravessar o cord?o de seguran?a que cercava o local onde a ex-premier acabara de celebrar um com?cio, duas semanas antes das elei?es legislativas e provinciais no Paquist?o.

O porta-voz do Minist?rio do Interior, Javed Iqbal Cheema, afirmou logo depois do atentado, na ?ltima quinta-feira, que o respons?vel pelo ataque tinha sido Mehsud. O l?der talib? do leste do pa?s, segundo autoridades, ? ligado ? rede terrorista al-Qaeda.

Milhares de pessoas foram ao funeral da ex-primeira-ministra nesta sexta-feira na localidade paquistanesa de Naudero para dar seu ?ltimo adeus ? dirigente opositora. Ela foi assassinada na ?ltima quinta em um atentado a bomba.

Sua morte deflagrou uma onda de viol?ncia no pa?s que fez ao menos 40 v?timas at? a noite de s?bado (29). Carros e lojas foram queimados e centenas de manifestantes enfrentaram a pol?cia em v?rias regi?es do pa?s.

Nesta sexta-feira (28) uma bomba matou quatro pessoas, entre elas um pol?tico do partido que ap?ia o presidente Pervez Musharraf, no noroeste do Paquist?o, informou a pol?cia. O atentado com bomba ocorreu no Vale de Swat, no noroeste do Paquist?o, segundo a pol?cia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES