Filho se apropria da aposentadora da própria mãe idosa e família denúncia

Segundo uma das filhas de Adelina Pereira de Souza, 74 anos, o irmão conseguiu uma tutela de posse dos documentos para movimentar a conta bancária da própria mãe de forma ilegal

Filho se apropria da aposentadora da própria mãe idosa e família denúncia | Raisa Morais JMN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Familiares da idosa Adelina Pereira de Souza, 74 anos, denunciam João Alves  47 anos, filho mais novo da aposentada, por apropriação do benefício da mãe em proveito próprio sem autorização. A prática está inserido no Estatuto do idoso e configura crime.

Segundo uma das filhas da idosa, Maria Lucinete, 48 anos, o irmão conseguiu uma tutela de posse dos documentos para movimentar a conta bancária da própria mãe de forma ilegal. A família já recorreu a Delegacia do Idoso, em Teresina e acumula dezenas de boletins de ocorrência sem resposta da situação.

"Pedimos ajuda das autoridades para resolver essa situação, recorremos na Defensoria Pública, mas está tudo fechado e o atendimento pelo Whatsapp fica mais difícil. Preciso de um advogado (a) que nos ajude a tirar esse dinheiro dele para botar para ela, é um dinheiro dela ", explica.

Adelina Pereira de Souza , 74 anos não recebe a própria aposentadoris por conta de apropriação do filho- Foto: Raisa Morais

Outro agravante é que, de acordo com Lucinete, a mãe pode perder o benefício da aposentadoria se não realizar a prova de vida do INSS, previsão para os próximos meses, visto que os documentos estão sob posse do irmão. "Ela pode perder o dinheiro, que inclusive, ela não tem e que serveria para comprar alimentos e vestimentas. Até a rede que ela dorme está rasgada", justificou. A idosa vem recebendo ajuda com alimentação pelos outros cinco filhos. Ainda conforme a família, João Alves tem emprego próprio, o acusado vem sacando o dinheiro da mãe desde 2010 e não o reverteu em benefício negligenciando cuidados a idosa e deixando de prover suas necessidades básicas, inclusive alimentos.

A saúde de dona Adelina Pereira, que está fragilizada, piorou nos últimos meses. Emocionada, ela chora com crises de ansiedade por conta da delicada crise com o filho mais novo. "A pressão subiu, ela chora, fica nervosa e toda trêmula, passa mal e não dorme", conta uma das filhas. 

Segundo uma das filhas da idosa, Maria Lucinete, 48 anos, a mãe não vem recebendo a aposentadoria desde 2010- Foto: Raisa Morais

Família pede ajuda

Maria Lacinete disse que não tem condições financeiras para cuidar da mãe. "Tenho problemas sérios de coluna e não tenho força suficiente, caso ela caia ou coisa do tipo. Ela recebe o benefício eu pagaria uma técnica de enfermagem para cuidar dela e para onde ela for com as consultas", solicitou. 

A família pede ajuda de um profissional, assistente social ou advogado (a) para que o caso seja levado à Justiça e que o acusado seja punido nos termos de uma sentença. Os instrutores podem entrar em contato pelos telefones: (86) 99547-0340 (Lucinete) ou Whats (86) 99570-4041 (Paulo).

Punição

Estatuto do Idoso configura "apropriar-se ou desviar bens, proventos, pensão ou qualquer outro rendimento do idoso, dando-lhes aplicação diversa da sua dificuldade é o crime".

Pela Lei, o réu pode ser julgado de um ano e 8 meses de reclusão, em regime aberto, convertida em duas penas restritivas de direito a serem cumpridas conforme as condições a serem determinadas pela Vara de Execução de Penais do município. Ainda há o pagamento de multa no valor unitário de 1/25 do salário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES