Filme “A Flor do Buriti”, sobre resistência indígena, é premiado em Cannes

A obra estreou em 23 de maio e retrata os últimos 80 anos da história dos Krahô, um povo indígena que reside na região norte do Tocantins, próximo às fronteiras do Maranhão e do Piauí.

O Festival de Cannes prossegue no sábado (27) à noite, com a disputa pelo maior prêmio, a Palma de Ouro. | YARA NARDI/ REUTERS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O filme brasileiro A Flor do Buriti, dirigido por Renée Nader Messora e João Salaviza, recebeu o prêmio Prix D'ensemble (Melhor Equipe) na mostra "Um Certo Olhar" do Festival de Cannes 2023, realizado na França, na noite de sexta-feira (27). A obra, produzida pela empresa Entre Filmes de Minas Gerais, estreou em 23 de maio e retrata os últimos 80 anos da história dos Krahô, um povo indígena que reside na região norte do Tocantins, próximo às fronteiras do Maranhão e do Piauí. 

O filme aborda diversas formas de resistência, como a luta pela terra, pela liberdade, pela preservação dos rituais ancestrais e do meio ambiente nas comunidades indígenas. Um dos eventos marcantes no longa-metragem é o massacre ocorrido em 1940, no qual se estima que fazendeiros locais tenham assassinado pelo menos 26 pessoas do povo Krahô.

Além disso, durante a mostra, o prêmio principal foi concedido ao filme How To Have Sex, dirigido por Molly Manning Walker. O prêmio Nova Voz foi para Augure, dirigido por Baloji. Goodbye Julia, de Mohamed Kordofani, foi o vencedor do prêmio Liberdade. Na categoria de direção, The Mother Of All Lies, dirigido por Asmae El Moudir, saiu vitorioso, enquanto Hounds, de Kamal Lazraq, recebeu o prêmio do júri.

O Festival de Cannes prossegue no sábado (27) à noite, com a disputa pelo maior prêmio, a Palma de Ouro. O cineasta brasileiro Karim Aïnouz concorre com o filme britânico Firebrand, que conta com os atores Jude Law e Alicia Vikander no elenco. A trama aborda a sexta e última esposa do rei Henrique VIII, durante a dinastia Tudor, e sua tentativa de promover crenças protestantes radicais na Inglaterra.

Com informações da Agência Brasil



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES