Com ingressos esgotados, filme “Niède” é lançado em São Paulo

Inspirado na história de vida de Niède Guidon, longa estreia no festival “É tudo Verdade”, principal mostra de documentários da América Latina

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Difícil não se emocionar com “Niède”. A arqueóloga, que mostrou as figuras rupestres da Serra Capivara, no Piauí, para o mundo e desafiou os estudos sobre a ocupação da América com seus achados de mais de 50 mil anos, quebrou paradigmas. A cinebiografia da ativista chega ao festival “É tudo Verdade”, principal mostra de documentários da América Latina, com a mesma ambição.

O filme faz você reviver, junto com Niède Guidon, a sua chegada ao Piauí, as primeiras descobertas e toda a magia das cores da Serra da Capivara. A poesia nas entrelinhas do roteiro levou o público às lágrimas, ao riso e à certeza de que essa mulher não foi só grande, mas tornou o Piauí maior. Niède acessa a capacidade do ser humano de se reinventar, de superar desafios e de fazer o melhor - pelos outros e pela natureza.

Sob aplausos na sessão de estreia da mostra que aconteceu na quinta-feira (5), em São Paulo, o diretor Tiago Tambelli consegue, com competência, colocar o espectador dentro da linha do tempo da personagem, contando, inclusive, com trechos de filmagens das primeiras expedições, como a pesquisadora desbravou a Caatinga do sertão piauiense e transformou a região não só colocando-a no mapa-múndi da arqueologia, mas com seu ativismo social.

Simone Siman

“O documentário é um misto de ciência e história. Conta a trajetória de uma mulher que dedicou a vida inteira à pesquisa e preservação da Serra da Capivara. Niède impactou positivamente muitas pessoas e continua impactando até hoje com o seu jeito forte, mas também doce e carinhoso, portanto, contar a sua história é também contar a história da humanidade”, destaca Tambelli. 

São 135 minutos de um roteiro envolvente, que cativa não só pela história de grandeza de Niède, mas pela riqueza da caatinga e exuberância da Serra da Capivara. Na primeira fileira de cadeiras da sala de exibição do Instituto Moreira Salles, onde acontece o festival, o governador Wellington Dias celebra o sucesso do filme e exalta a produção.

"É uma alegria e emoção estar aqui e ver todo interesse. Cinco minutos já se esgotaram os ingressos para ver o filme de Niède, a história dessa arqueóloga que ainda muito jovem escolheu a região de São Raimundo Nonato, a Serra da Capivara, para as suas pesquisas. Isso abriu um caminho para o Piauí, para o Nordeste, para o Brasil, dentro de um cenário internacional. Pesquisas revelam ali a presença mais antiga do homem nas Américas, chegando a alterar o conceito de que a ocupação desse continente se deu pela América do Norte. Estou muito feliz e torcendo pela premiação do filme do Tiago, Niède".

A deputada federal Margarete Coelho exaltou o trabalho da arqueóloga para a história da humanidade.

"A professora Niède tem uma história maravilhosa ligada ao Piauí. A vida dela se confunde muito com toda a história do nosso Estado. O Parque Nacional Serra da Capivara é uma joia raríssima, só há aqui no Brasil; temos a maior pinacoteca, tudo isso, a natureza e nossos ancestrais deixaram. Mas seu trabalho, sua pesquisa, o que isso representa para a humanidade é fantástico, é emocionante e merece todos os nossos aplausos", disse.

Vídeos: Cínthia Lages

Produção aposta no incremento do turismo 

A produção executiva do filme foi comandada por André Pessoa, Bárbara Nepomuceno, Inês Figueiró, Talyta Magno, Fátima Guimarães e Fernanda Lomba, teve financiamento do Governo do Estado, através da Agência Nacional de Cinema (Ancine), por meio da Lei de Incentivo ao Audiovisual, e foi executada pelas produtoras Lente Viva Filmes, de São Paulo e B & T Audiovisual, de Teresina, em um verdadeiro intercâmbio cultural. Foram dois anos de pesquisa, produção e filmagens.

Para André Pessoa, o longa será uma vitrine para Piauí. “O filme “ Niède” será um diferencial para o desenvolvimento do turismo na região do Parque Nacional da Serra da Capivara. Muitos conhecem a história da Niède Guidon, por pequenas matérias na TV ou reportagens no jornal, mas o filme mergulhou profundamente na vida dela, na pesquisa científica e em todo o legado que ela construiu. Além de fazer a divulgação de um Piauí positivo, esse filme vai ajudar no desenvolvimento do Estado, através do incremento do turismo e da geração de novas oportunidades de trabalho. É um cartão-postal que será mostrado para o mundo, com uma imagem de desenvolvimento na ciência e de um turismo diferenciado”, destaca Pessoa, que tem 25 anos de fotografia dedicados ao Piauí e é um dos principais entusiastas da Serra da Capivara.

O deputado estadual Fábio Novo também marcou presença na estreia e destacou a importância do incentivo ao cenário cultural e audiovisual.

"Precisamos ter uma política de cultura para o audiovisual. Este é o segundo filme do Piauí, em três anos, que consegue transpor as barreiras do Estado. O primeiro foi Torquato, que participou de vários festivais e recebeu nove prêmios em todo o Brasil. Nesse momento que o Parque Nacional Serra da Capivara completa 40 anos de criação - que vai acontecer no dia 5 de junho, estaremos em São Raimundo Nonato. É um momento que eu acho que é justo para homenagear todo o legado de Niède Guidon, nesses 40 anos de pesquisa. Niède já está com 86 anos e ela merece esse registro em vida. Estamos coroando todo um trabalho de quatro décadas, afinal de contas, acabamos de ganhar um Museu da Natureza, que ela idealizou e coroa agora, com o registro, com o filme", ressaltou.

Próximas exibições

Após apresentação no Festival, que também haverá exibição no Rio de Janeiro, o longa segue uma carreira de festivais em que está inscrito e será exibido na Serra da Capivara nos dias 5 e 6 de junho, quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e os 40 anos do Parque. Em São Raimundo Nonato, a sessão acontece no dia 7 de junho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES