Fim da aftosa vai colocar o Piauí entre os grandes da pecuária de todo Brasil

Os criadores aguardam, ainda este semestre, a certificação que coloca o Piauí no patamar de Área Livre com Vacinação

Piauí livre da aftosa | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A divulgação da 18º etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa colocou o Piauí entre os principais estados criadores de gado. Os criadores aguardam, ainda este semestre, a certificação que coloca o Piauí no patamar de Área Livre com Vacinação.

O governador Wilson Martins anunciou que 97% do rebanho foi vacinado e que a sorologia feita pela equipe formada por técnicos do MAPA confirmou a inexistência da doença. O teste feito atingiu uma amostra de mais de 7 mil animais em 167 municípios.

Atualmente, 15 unidades da federação são consideradas livres de febre aftosa com vacinação: Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal. Juntas, as áreas que ainda não são consideradas livres - com ou sem vacinação - representam 11% do rebanho de bovinos e bubalinos do país, cerca de 25 milhões de cabeças. Santa Catarina é o único estado considerado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como zona livre de febre aftosa sem vacinação.

De acordo com o governador do Piauí, o resultado da campanha é uma vitória que atinge todos. ?É um resultado que chega a cada casa no Piauí, começa lá na propriedade que com o controle sanitário procura trabalhar e aperfeiçoar o rebanho, depois isso reflete na casa do piauiense que consume um produto de melhor qualidade. Então cuidar da febre aftosa significa enriquecer o Piauí, melhorar a vida do nosso povo, é preciso enaltecer o trabalho da Adapi, de todos os técnicos que lutaram para alcançar um dia esse resultado, construindo isso com a nossa gente?, disse Wilson Martins.

De acordo com o Ministério da Agricultura, o Piauí passou pela última fase de mudança para a Zona Livre com Vacinação. Pelo cronograma do ministério, as chamadas "zonas não livres de aftosa de médio risco" Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão e o Norte do Pará serão consideradas regiões "livres da doença com vacinação" no primeiro semestre deste ano.

O reconhecimento mundial pela OIE deverá acontecer em 2014, a chancela da instituição deve ser acompanhada pelos países-membro da Organização Mundial do Comércio (OMC). O reconhecimento nacional trará benefícios econômicos, o principal de acordo com o MAPA seria a maior facilidade em transportar animais e carne das regiões "não livres" para o resto do país. Atualmente, os produtores de gado precisam seguir uma série de recomendações sanitárias, que encarecem o produto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES