Fim de uma era: transações via DOC deixarão de existir em uma semana; entenda

Operações serão descontinuadas e substituídas por meios mais rápidos e baratos de transferência de recursos

Transações via DOC deixarão de existir em uma semana; entenda | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Até o dia 15 de janeiro de 2024, às 22h, as instituições bancárias associadas à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) oferecerão aos clientes o serviço de emissão e agendamento do DOC, encerrando definitivamente esse meio de transferência bancária. A extinção do DOC e da Transferência Especial de Crédito (TEC) se deve ao declínio de interesse dos brasileiros, sendo o PIX, lançado em novembro de 2020, uma alternativa mais rápida e econômica.

Segundo Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, o DOC, criado em 1985 pelo Banco Central, perdeu espaço para formas mais eficientes de transferência, refletido nos dados do primeiro semestre de 2023, com apenas 18,3 milhões de transações, representando 0,05% do total de 37 bilhões de operações no ano.

Comparativamente, o DOC ficou atrás de outros meios, como cheques (125 milhões), TED (448 milhões), boleto (2,09 bilhões), cartão de débito (8,4 bilhões), cartão de crédito (8,4 bilhões) e, principalmente, o PIX, preferido pelos brasileiros, com 17,6 bilhões de transações.

Tanto o DOC quanto a TEC permitiam transações de até R$ 4.999,99, agendáveis para beneficiar contas em diferentes bancos. Enquanto o DOC efetivava as transferências no dia seguinte, a TEC garantia a conclusão no mesmo dia da ordem de transferência. Cada banco determinava as tarifas aplicadas nas transações realizadas por esses meios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES