Fim do Wi-Fi:em breve as luzes poderão transmitir sinal de internet

Hass comprova que sua ideia não só é possível, como funciona

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde 2011 que o professor alemão Harald Hass, da Universidade de Edimburgo, defende que a internet deveria ser transmitida, no lugar das novas e custosas tecnologias de wi-fi, através de equipamentos e sistemas já existentes – como, por exemplo, nossas lâmpadas e luzes em geral. Agora, em sua recente apresentação no TED, Hass comprova que sua ideia não só é possível, como funciona, e pode provocar uma revolução no acesso global à internet, sem grandes custos.

Trata-se do que Hass chamou de Li-Fi, um sistema que, a grosso modo, utiliza a luz de lâmpadas e um painel de recepção de energia solar para transformar essa emissão de luz em informação.

As variações – invisíveis a olho nu – se dão através de alterações no briho e na intensidade da luz, e já funcionam, em testes de laboratório, a 50 megas por segundo. Com isso, qualquer poste de rua ou luz de casa pode ser transformada em um emissor de internet.

A fala de Hass no TED parece ter trazido seu projeto para o interesse da população e do mercado – o professor espera que muito em breve sua tecnologia esteja disponível. Esse talvez seja o mais contundente passo oferecido para aumentar os 40% da população mundial que hoje acessam à internet em um salto capaz de alcançar mais de 80% – e sem causar uma explosão no consumo de energia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES