Finlândia é eleito o país mais feliz; Brasil sobe cinco posições no ranking

Brasileiros estão mais felizes do que no ano passado: país saiu da 49ª posição no ranking e passou para a 44ª

Finlândia é eleito o país mais feliz; Brasil sobe cinco posições no ranking | Imagem: Getty Images/iStockphoto
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pela sétima vez consecutiva, a Finlândia foi nomeada o país mais feliz do mundo, de acordo com um relatório patrocinado pela ONU e divulgado hoje. Os países nórdicos dominam as posições de destaque, com Dinamarca, Islândia e Suécia logo abaixo da Finlândia. 

😀 BRASIL SUBIU 5 POSIÇÕES: O Brasil avançou cinco posições desde o ano anterior, quando ocupava o 49º lugar, agora atingindo a 44ª posição, conforme destacado pela Forbes. Na parte inferior da lista de 143 países está o Afeganistão, que enfrenta uma catástrofe humanitária desde a ascensão dos talibãs ao poder em 2020. 

ESTADOS UNIDOS E ALEMANHA FORA DO TOP 20: Pela primeira vez em mais de uma década, os Estados Unidos e a Alemanha não figuram entre os 20 países mais felizes, ocupando agora as posições 23 e 24, respectivamente. Enquanto isso, a Costa Rica e o Kuwait entraram para o top 20, ocupando as posições 12 e 13, respectivamente. 

PAÍSES MAIS POPULOSOS FORA DO TOP 20: Nenhum dos países mais populosos do mundo aparece entre os 20 primeiros. "Entre os dez primeiros, apenas Holanda e Austrália têm mais de 15 milhões de habitantes. Entre os 20 primeiros, apenas o Canadá e o Reino Unido têm mais de 30 milhões de habitantes", destaca o relatório. 

MAIORES RETROCESSOS: Os países que experimentaram os maiores retrocessos no índice de felicidade desde o período de 2006 a 2010 foram o Afeganistão, Líbano e Jordânia, enquanto a Sérvia, Bulgária e Letônia registraram avanços significativos. O Relatório Mundial da Felicidade é uma avaliação anual divulgada pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU desde 2012. Ele se baseia na autoavaliação da felicidade das pessoas, juntamente com dados econômicos e sociais. 

O QUE LEVA EM CONTA O RELATÓRIO? O relatório anual sobre felicidade, divulgado pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, considera seis fatores-chave: apoio social, renda, saúde, liberdade, generosidade e ausência de corrupção. Na Finlândia, a proximidade com a natureza e um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal são fundamentais para a satisfação. Em comparação com os Estados Unidos, o sucesso na Finlândia é menos centrado em ganhos financeiros. 

Confiança institucional, baixa corrupção e acesso gratuito à saúde e educação são considerados essenciais. O relatório também observa uma maior felicidade entre as novas gerações em comparação com as mais velhas em muitas regiões, mas destaca um declínio desde 2006-2010 entre os jovens na América do Norte, Austrália e Nova Zelândia. A desigualdade na felicidade aumentou em todas as regiões, exceto na Europa, o que é considerado preocupante pelos autores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES