Fiocruz alerta para casos de vírus sincicial em crianças no Brasil

Alguns estados já mostram indicativos de que o avanço do vírus está perdendo força, mas no Rio Grande do Sul, Norte e Nordeste, o sinal ainda indica expansão

Fiocruz alerta para casos de vírus sincicinal em crianças no país | Arquivo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (20), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou o Boletim InfoGripe, que confirmou que o vírus sincicial respiratório (VSR) continua sendo a principal causa de internações em crianças de até 2 anos no Brasil. Embora algumas regiões já tenham registrado queda no número de casos, o vírus sincicial ainda é predominante.

De acordo com o coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, alguns estados já mostram indicativos de que o avanço do vírus está perdendo força, mas no Rio Grande do Sul, Norte e Nordeste, o sinal ainda indica expansão.

O boletim se refere à semana epidemiológica 14, que compreende o período de 2 a 8 de abril, e revela que em 16 dos 27 estados brasileiros, o número semanal de novos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), que são internações associadas a infecções respiratórias, está aumentando.

Covid-19

Entre os principais vírus que estão circulando atualmente no Brasil, Gomes destacou que, mesmo nos casos que estão tendo sinais de crescimento nas internações por infecções respiratórias, a covid-19 começa a dar indícios de redução no seu registro. Embora continue como principal causa de internação por problema respiratório na população adulta, o boletim percebe que a taxa de crescimento vem diminuindo.

O pesquisador chamou a atenção paras o fato de que, em contrapartida, os casos associados aos vírus influenza A e B continuam aumentando nas últimas semanas em diversos estados. “Isso faz com que a gente ainda mantenha o sinal de crescimento no número de novos casos em diversas faixas etárias, especialmente na população adulta, em vários estados do Brasil”.

Com informações da Agência Brasil



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES