Fiocruz traça perfil de profissionais da enfermagem que atuam no PI

Perfil educacional e o sexo do profissionais de enfermagem

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Estudo inédito da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelará o perfil dos profissionais de enfermagem que atuam no Piauí. O levantamento nacional foi feito em 2013 em todas as 27 unidades da federação, por solicitação do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) deu apoio local à pesquisa. O presidente da entidade, Lauro César de Morais, ressalta que os dados descobertos contribuirão para a criação de políticas públicas que poderão melhorar as condições de trabalho da profissão, tanto por parte dos conselhos, como do poder público ou privado.

"A pesquisa é de fundamental importância para que possamos conhecer nossa profissão de forma científica. O estudo tem mostras significativas de como os profissionais de enfermagem atuam no Piauí.

Vamos saber quantos técnicos, auxiliares e enfermeiros somos, idade, onde trabalham, quais os maiores empregadores, a renda desses profissionais e número de desempregados", adianta o presidente do Coren.

Outros pontos que serão abordados no levantamento diz respeito ao perfil educacional e o sexo do profissionais de enfermagem. Nos últimos anos o Coren acredita que houve uma "masculinização" da profissão, que antes era formada em maior quantidade por mulheres.

"Muito desses dados nós já supomos, por isso o estudo é importante, pois vamos sair do achismo e obter informações concretas sobre nós", ressalta Lauro César.

A divulgação dos dados locais será feita na próxima quarta-feira (15), no auditório do Coren - PI, às 14h. A apresentação contará com a presença de Maria Helena Machado, da Fundação Oswaldo Cruz, políticos e de todos os conselheiros e representantes do Cofen.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES