Firmino estuda parceria com a Caixa para novo aeroporto da capital

A Prefeitura de Teresina estuda projetos de concessões.

O prefeito Firmino Filho e o secretário municipal de Parcerias e Concessões, Erick Amorim, cumprem agenda em Brasília, nesta terça-feira (02), em reunião com o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi. A Prefeitura de Teresina estuda projetos de concessões e Parcerias Público-Privadas em conjunto com a instituição, especialmente, para a construção do novo aeroporto da capital.

 A Secretaria Municipal de Parcerias e Concessões, criada em janeiro deste ano, vem fazendo estudos em diversas áreas, como iluminação pública, transporte, obras estruturantes. "Estamos estreitando os laços numa parceria com a Caixa Econômica Federal no sentido de estruturar e estudar os projetos de concessões e PPPs em várias áreas, em especial do aeroporto de Teresina, mas também podemos ir para outras áreas como estacionamentos, resíduos sólidos. A Caixa dá esse suporte técnico para esses projetos", afirma Erick Amorim.

Firmino Filho
Firmino Filho

Um dos principais projetos em pauta é a construção do novo aeroporto para a capital. Uma das ideias em estudo é o aproveitamento do atual sítio aeroportuário como parte do negócio. "No caso do aeroporto é muito importante que se faça uma avaliação do terreno atual para se saber quanto ele vale, o potencial construtivo e isso é algo que a Caixa tem muita expertise em fazer. Então, é isso que a parceria deve abranger", explica.

 No ano passado, a Prefeitura de Teresina apresentou ao Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Lessa, e o presidente da Infraero, Antônio Claret, o projeto do novo aeroporto. Pelo projeto, o prédio deverá ser retirado da área habitada em que está situado e construído em outra região da cidade por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). Enquanto isso, a área do Aeroporto Senador Petrônio Portella, na zona Norte de Teresina, passaria por uma requalificação, proporcionando mais qualidade de vida aos moradores do seu entorno.

Fonte: Assessoria/ Prefeitura de Teresina
logomarca do portal meionorte..com