Flávio Nogueira apresenta emenda de publicação empresarial obrigatória

Para Nogueira, a MP é um avanço à contemporaneidade

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal Flávio Nogueira protocolou emenda à Medida Provisória (MP) nº 892/2019, que dispõe sobre publicações empresariais obrigatórias. O parlamentar solicita que estas também sejam realizadas em jornais de grande circulação editados nas localidades em que elas estejam situadas.

O governo federal editou, neste mês a MP, permitindo que empresas de sociedades anônimas, abertas ou fechadas, divulguem seus balanços e demais documentos de publicação obrigatória apenas nos sites da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), da própria empresa e da bolsa de valores onde são negociadas.

Para Nogueira, a MP é um avanço à contemporaneidade, devido à adaptação aos tempos da nova tecnologia da informação. Contudo, ao acabar com a obrigatoriedade de publicação dos demonstrativos contábeis das sociedades anônimas em jornais de grande circulação, a proposta cria insegurança jurídica para as S/A de capital fechado, que não negociam valores mobiliários em mercado.

“Além de gerar efeito negativo na segurança jurídica, no momento em que a economia brasileira entra em recessão técnica, o impacto financeiro sobre os grandes jornais acarretará imenso prejuízo para os órgãos de imprensa, chegando a colocar em risco a sobrevivência de muitos deles. Com todas as consequências de desemprego e perda de arrecadação para o próprio governo”, pontua o parlamentar.

Ainda de acordo com Nogueira, a MP é uma agressão aos princípios da publicidade e da transparência, presentes no caput do artigo 37 da Constituição Federal, porque impede o acesso mais facilitado do público aos fatos contábeis e não atende aos princípios jurídicos da relevância e da urgência que cobrem os requisitos constitucionais para a edição de uma medida provisória, já que não há justificativa suficiente para a edição de um instrumento legal que não possa esperar a tramitação de um projeto de lei ordinária.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES