Floresta de manguezais que protege a costa Norte está sendo varrida pelo Atlântico

Floresta de manguezais que protege a costa Norte está sendo varrida pelo Atlântico

Fenômeno natural muda mapa do Maranhão | Imirante
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um fen?meno natural est? mudando o mapa do Maranh?o. A floresta de manguezais que protege a costa Norte do estado est? sendo varrida pelo Atl?ntico. O mar arrancou pela raiz todo o manguezal em uma ilha. ?rvores com at? 20 metros de altura est?o amontoadas como gravetos na imensid?o de areia.

?O mar derrubou isso tudo?, aponta o pescador Antonio Gatinho. As ondas tamb?m mexem com a rotina dos pescadores de camar?o. Os ganchos de pau-a-pique s?o erguidos nas alturas. ?Se tiver mais baixo, fica tudo no fundo?, diz outro pescador.

As correntes do Atl?ntico Norte batem de frente com a costa. O efeito impressiona. O oceano inunda o continente. Com o choque das ondas na terra, o mapa do Maranh?o mais parece uma renda.

Humberto de Campos ? um munic?pio que fica a cem quil?metros do mar. A mar? sobe rio acima. A for?a da ?gua destruiu at? o cemit?rio da cidade. As ilhas menores tamb?m est?o sumindo debaixo d??gua. Cerca de 1,5 mil fam?lias abandonaram o cajual em Apicum-A?u depois que metade da ilha afundou. ?Havia mais de mil casas no local?, diz o pescador Catarino Pereira.

Os retirantes do clima deixam para tr?s, no passado, tudo o que constru?ram. Quem ficou no cajual conta as horas para sair em busca de um ref?gio seguro, longe do mar.

O fen?meno amea?a uma das esta?es mais importantes na rota das aves que cruzam o continente, fugindo do frio nas regi?es geladas do planeta. A Floresta dos Guar?s ? tamb?m abrigo de ma?aricos, uma esp?cie de p?ssaro.

?O mar subindo vai cobrir a maior parte ou de lama ou de areia. E se ele faz isso, o mar tamb?m j? est? diminuindo a ?rea de alimenta??o das aves migrat?rias?, afirma a bi?loga Thais de Moraes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES